Literatura

Projeto Primeira Orelha celebra 6 anos com evento beneficente

Criado pelo escritor e publicitário Deko Lipe, o projeto Primeira Orelha (@primeiraorelha), que fala sobre a literatura infantil, infanto-juvenil e com representatividade LGBTQIAP+, comemora os seis anos do projeto no próximo dia 06 de abril. Para celebrar a data do projeto literário, Deko realiza um evento gratuito para arrecadação alimentos não perecíveis em prol da Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), que atua em Salvador desde 1989 atendendo pessoas com o HIV/AIDS, fornecendo-lhes assistência, bem como desenvolvendo ações de prevenção e sensibilização social. O evento acontecerá no Museu de Arte Contemporânea da Bahia – MAC Bahia, Rua da Graça, 284, Graça, das 10h às 13h.

O criador do PO acredita que a literatura é um artifício que vem o salvando cotidianamente. “É uma honra poder sempre contribuir de alguma maneira para a IBCM, que tem um trabalho importantíssimo para nossa sociedade. Usar a literatura como esse motivador às pessoas fazerem o bem é só mais uma constatação que ela nos salva”, diz Deko Lipe.

A dinâmica da ação consiste em as pessoas participantes doar um quilo de alimento não-perecível e ganhar 01 livro a escolha dos exemplares disponíveis pelas diversas editoras parceiras. Cada pessoa pode trocar até três títulos. “Estamos muito felizes com esse projeto maravilhoso e gratos por saber que ações como essa vai ajudar na alimentação das nossas crianças, que hoje somam mais de 80. Toda doação é sempre bem-vinda, principalmente quando é feita por amor e pessoas comprometidas com a solidariedade e empatia com o próximo” pontua Tia Conça fundadora da Instituição Beneficente Conceição Macêdo.

Além da doação pela troca de livro, o evento irá reunir os autores baianos Anderson Shon (@andersonshon), Carla Brito (@soucarlabrito), (@Ian Fraser (@ianfrasermeurei), João Mendes (@umjoaomendes), Lorena Ribeiro (@passosentrelinhas) e Roberta Gurriti (@thegurriti) para um bate-papo com tema “A importância da literatura no sonho de um jovem”, conversarão sobre no que a literatura mudou suas vidas e como os tocou para se tornarem escritores. A mediação será da consultora literária Catarina Neris (@catarina.nerisf).

“Reunir esse elenco de autores pensando em impactar trazendo bons exemplos de pessoas que pensam e produzem literatura baiana e se destaca por onde passa com sua arte é um privilégio para mim enquanto admirador dos seus trabalhos, bem com para quem os assistirão”, pontua Deko Lipe.

O “Amor de Primeira” tem o apoio do site Dois Terços, Doris Pinheiro, Portal Umbu e do Museu de Arte Contemporânea da Bahia. Conta também com o apoio de diversas empresas do mercado literário como DarkSide, Dublinense, Todavia, Baião, Grupo Editorial Record, Grupo Companhia das Letras, Citadel, Ereginga Educação, Cria Criança, Tibi Livros, Girassol, Callis, Trama, Livros da Alice, Intrínseca, HarperCollins, Planeta, Pallas, Universo dos Livros, Trem Fantasma, P55 Edições, Plataforma 21, VR, Melhoramentos, Grupo Autêntica, Globo Livros, Conrad e Livraria LDM.

A marca do evento foi criada pela dupla de quadrinistas e ilustradores Daniel Cesart (@danielcesart) e Helô D’Angelo (@helodangeloarte) em parceria com o projeto Cuscuz Surpresa, uma série de tirinhas sobre situações vividas pelo casal, que os artistas publicam em suas redes sociais.

Serviço
O quê: Amor de Primeira – Seja protagonista de boas histórias!
Data: 06 de abril de 2023
Endereço: Museu de Arte Contemporânea da Bahia – MAC Bahia, Rua da Graça, 284, Graça
Horário: 10h às 13h
Entrada gratuita (doe um quilo de alimento não perecível e troque por um livro)
Para mais informações: @primeiraorelha

Equipe Canal In
Repórter | Editor: Ricardo Henrique
Foto: Eduardo César

admin

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário