Notícias

Coiteense é o 1º arquiteto da região sisaleira a assinar espaço na CASACOR Bahia

Vislumbrando mostrar as belezas do sertão baiano, Paulo Vitor Andrade assina uma “sala de Banho” na mostra Casa Cor homenageando a região em que nasceu e cresceu.

Paulo é o arquiteto mais jovem do elenco de expositores, e tem a responsabilidade de, aos 25 anos, dividir o espaço com grandes nomes da arquitetura nacional. Com muito orgulho, ele carrega outra responsabilidade: é o primeiro profissional de Coité e toda a região circunvizinha, a ser convidado para uma mostra dessa magnitude.

O tema da CasaCor nesta edição é “De presente, o agora”, permeia sobre o que as gerações antigas deixaram para a geração atual, bem como sobre o que as pessoas vão deixar para as gerações futuras.

Pensando em cada detalhe e na história por trás de cada item, cor e material, Paulo Vitor apresenta como ambiente uma sala de banho. Esse tipo de espaço foi muito usado pela monarquia, então, unindo o passado, com a atualidade hiperconectada e a necessidade de ter um momento de descompressão, que é também uma mensagem para o futuro, o arquiteto traz a sala de banho que é um espaço de relaxamento, para se desconectar e ter um momento de reflexão, como se fosse um Spa.

“Pego esse tema da sala de banho e trago para a minha realidade e o que eu quero passar, que é ancestralidade, origem.”. O nome do espaço será “Sala de banho – Origem”.

Apesar da pouca idade, Paulo mostra um conhecimento profundo e intensidade no que quer apresentar.
A argila é usada nos métodos construtivos desde os primórdios da humanidade, das construções vernaculares até os dias atuais, e vai estar presente junto a outros elementos que irão compor o ambiente, além do sisal que é a principal fonte de renda da região onde Paulo Vitor nasceu, e matéria prima para a fabricação de fios, o arquiteto promete transmitir as vivências, tradições e essência cultural nordestina em seu ambiente.

“Quero pegar essa junção, do barro, dos tons terrosos, trazer mais regionalidade, voltando um pouco para o nordeste, como sertão. Porque percebi que, quando falamos em Bahia, as pessoas associam muito a região litorânea, as praias, o verde, o azul, o dendê, a baiana, o que é incrível também, mas quero mostrar a cultura sertaneja, bastante presente nas cidades do interior, trazer uma Bahia diferente do que se é visto, as pessoas pensam muito em sofrimento, seca e fome. Eu quero passar que não é só isso, tem beleza, tem cultura, tem história.” Afirma.

Toda a concepção do projeto tem um significado, passar a razão e o porquê de cada elemento. Primeiro da família de origem humilde, a ter uma graduação. Saiu da região sisaleira para correr atrás deste sonho, e garante que seu espaço vai mostrar a beleza do nordeste, e de onde ele veio, enaltecendo sua história e origens a cultura do sisal, uma das principais fontes de renda e sustento de várias famílias.

A Casacor já tem data de inauguração! De 17 de setembro e vai até dia 06 de novembro de 2024, o Bahia Othon Palace será ocupado pela mais completa mostra de arquitetura, arte, design e paisagismo das Américas.

Equipe Canal In
Repórter | Editor: Ricardo Henrique
Foto: @oasisretrato