Programação reúne dezenas de atrações, entre elas, Leo Santana, Maiara e Maraisa, Wesley Safadão, Xand Avião, Calcinha Preta, Danniel Vieira, Flávio José, Estakazero e Tarcísio do Acordeon
Um dos principais festejos juninos do Nordeste, Santo Antônio de Jesus, no interior baiano, está pronta para promover mais uma edição da tradicional festa. A cidade montou uma grande infraestrutura para receber mais de 100 mil pessoas por dia, a partir de quinta-feira (20/06) até segunda-feira (24/06), período em que se apresentam as grandes estrelas nacionais e as atrações locais, no Espaço do São João. Com 40 horas total de show, a programação reúne dezenas de atrações, entre elas, Leo Santana, Maiara e Maraisa, Wesley Safadão, Xand Avião, Calcinha Preta, Danniel Vieira, Flávio José, Estakazero e Tarcísio do Acordeon.
Realizado pela Prefeitura Municipal de SAJ, o evento conta com a iniciativa de grandes empresas privadas, como a Coca-Cola, patrocinadora master, e da Salonline, Esporte da Sorte, Pringles, Petrobrás e Reconflex, entre outros. A festa também tem o apoio do Governo do Estado, através da Superintendência de Fomento ao Turismo – Sufotur.
A Prefeitura Municipal de SAJ não mediu esforços para manter o sucesso conquistado como um dos principais destinos juninos do Nordeste. O evento demanda grandes investimentos na infraestrutura e nas atrações musicais. Ao atrair milhares de turistas, o São João de SAJ impacta totalmente no crescimento da economia da cidade, gerando uma renda em torno de 60 milhões de reais, que envolve toda a rede produtiva, do pequeno agricultor até as grandes empresas.
Com 110 mil habitantes, a maior cidade do Recôncavo baiano está acostumada com o número da população duplicar no período do São João. A festa gera cerca de 5.000 empregos diretos e 20.000,00 indiretos quando se acrescenta a economia informal. A economia movimenta todos os setores da cidade, principalmente o hoteleiro, que tem ocupação de seus 1.250 leitos esgotados nos hotéis e pousadas. Neste período também aumenta a procura de aluguel de temporada, gerando uma renda extra para quem disponibiliza suas casas.
SHOWS & FESTAS
Com o tema Santo Antônio de Jesus – A Capital do São João na Bahia, a programação oficial do São João será aberta na quarta-feira (19/06), com a tradicional missa da paróquia de Santo Antônio, celebrada por Padre Nelson Franca, abençoando o evento, no Espaço do São João. A festa vai contar ainda com apresentações do cantor Willian Sanfona, com seu forró católico, a Orquestra Sanfônica do Recôncavo, Zé de Belém e Jânio Santana.
Durante quatro dias, as principais estrelas da música nordestina irão se revezar em dois modernos palcos. No Espaço do São João, os shows seguem a programação oficial: Xand Avião, Dorgival Dantas e Neném Coração de Vaqueiro (quinta-feira – 20/06); Calcinha Preta, Leo Santana e Danniel Vieira (sexta-feira – 21/06); Netinho, Tarcísio da Acordeon, Maiara e Maraisa e Kart Love (sábado – 22/06); Wesley Safadão, Flávio José e Jaldo Rodrigues (domingo – 23/06); Estakazero e Cavaleiros do Forró (24/06).
A programação se completa com apresentações de artistas locais: Jerônimo Medeiros, Os Cumpadi , Biel Oliveira, Toque Dez e Jow o Show (quinta – 20/06); Mara Ribeiro, Juliano SS, Lauana Prado, e Luziel (sexta-feira – 21/06); Banda Astral A3, Netinho, Carol Souza e Sam e Kawan (sábado – 22/06); Joyce França, Selo do Amor, Verena Santana, Lucas Queiroz e Tony Azevedo (domingo – 23/06); e Flor do Nordeste, Forró Menina Bonita, Lara Amélia e Alice Morais (segunda – 24/06) Com estes shows, os dois palcos principais irão somar 40 horas de muita festa.
O Espaço do São João também vai receber a Tenda da Diversidade Lgbtqia+ e o Palco Alternativo, com shows de Hematêmese, MC Cuca e Banda Intuição (22/06); Lord Skarf e Banda Conexão (23/06) e Clube Do Choro, Banda Cortando Chão e Val Maloca (24/06). Fora do circuito oficial acontece o Forró do Mercado Municipal, a partir das 10h30, com Forrozão do Gago (19/06), Forró + Eu (20/06), Patrícia nas Raízes do Forró (21/06) e Forró Doce Paixão (22/06).
A programação junina será encerrada com a festa de São Pedro da Sapucaia, nos dias 29 e 30 de junho, evento tradicional que reúne mais de 20 mil pessoas no povoado da Sapucaia, zona rural do município.
“A cidade tem vivido um clima de festejos e comemorações ao longo de todo o mês, gerando emprego e renda para pequenos comerciantes e trabalhadores informais em diversos bairros. Temos acompanhado as manifestações culturais promovidas pelas associações, fazendo seu forró com o apoio da Prefeitura Municipal. Todos estão neste mesmo clima”, comenta Silvia Brito, secretária de Cultura. Turismo e juventude.
Equipe Canal In
Repórter: Lucas Gomes|Editor: Ricardo Henrique
Foto: Luciano Almeida