Cultura

Salvador recebeu Noite da Beleza Negra

Evento apoiado pelo Artesanato da Bahia aconteceu no último sábado (6), no bairro de Sussuarana

A beleza das obras das artesãs e dos artesãos baianos está conectada com a criatividade, a ancestralidade e a força de mãos negras. Esta é uma das razões da presença do Artesanato da Bahia como um dos apoiadores da 12ª edição do concurso Noite da Beleza Negra, ocorrido no último sábado (6), em Sussuarana. Na festa, que celebra a resistência do povo negro, foram eleitos o príncipe, a princesa e a rainha Odara, que foram presenteados com produtos de produtores artesanais baianos.


A bela Aisha Dâmaso, vencedora na categoria Rainha Odara, foi presenteada pelo Artesanato da Bahia com a obra Negra em pé, feita à mão pela artesã Edna Marta. A princesa da Beleza Negra, Adriana Souza, recebeu o Busto Negra, obra em cerâmica figurativa moldurada à mão também pela artesã Edna Marta. Já Rodrigo Oliveira, eleito o príncipe, recebeu a Estatueta Orixá, criada pelo artesão Luís Sanches.


“É extremamente importante a participação do Artesanato da Bahia em eventos que representam a trajetória ancestral e a valorização do nosso povo. O artesanato tem uma relação muito grande com essa caminhada ancestral do saber fazer, do saber valorizar o conhecimento da população. Neste sentido, esse evento também nos representa. Ficamos muito felizes em ter concedido estas premiações para as pessoas que participaram desta noite”, comenta Weslen Moreira, coordenador de Fomento ao Artesanato.


Ao celebrar a resistência do povo negro em Sussuarana, o concurso oferece visibilidade e reconhecimento para os vencedores, que participarão no desfile da Caminhada da Consciência Negra, em novembro. A partir de agora, os três eleitos também terão a oportunidade de representar suas comunidades ao longo de um ano, participando de diversos eventos e atividades que destacam a importância da cultura e história negra.


“A importância de receber o apoio do Artesanato da Bahia, através da Setre, é um fortalecimento para o fomento da cultura, da arte e da conduta popular baiana, periférica e ancestral. Receber este apoio, com certeza dá mais força para que o programa seja multiplicador de uma política pública de inclusão, de agrupamento e fortalecimento identitário. Falar sobre o Artesanato da Bahia é falar dessa múltipla identidade e o nosso evento é isso. É fortalecer e protagonizar essa múltiplas identidades e potencialidades que existem na Bahia”, afirma Ronald Castro, produtor do evento.


A participação do Artesanato da Bahia na 12ª Noite da Beleza Negra de Sussuarana é uma ação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes – Setre, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato – CFA, em parceria com a Associação Fábrica Cultural. O evento é realizado pelo Coletivo Negritude Sussuarana, com as parcerias do Núcleo Artístico de Favelas (NAF), Centro de Direitos Humanos Franco Pellegrini (CEDHU) e Centro de Pastoral Afro Pe. Heitor Frisotti (Cenpah), que formam a Rede Sociocultural de Favelas.

Equipe Canal In

Repórter: Lucas Gomes|Editor: Ricardo Henrique

Foto: divulgação