A IV Conferência Estadual da Mulher Advogada acontece nos dias 22 e 23 de julho, no Centro de Convenções de Salvador. A programação terá cem palestrantes que vão discutir questões referentes ao exercício profissional da mulher advogada
Para discutir questões de gênero que também perpassam a advocacia baiana, a OAB Bahia realiza, nos dias 22 e 23 de julho, a IV Conferência Estadual da Mulher Advogada, no Centro de Convenções de Salvador, com mais de cem palestrantes distribuídas em torno de 20 painéis. Com o tema “Mulheres Plurais: Caminhos para mudar o mundo”, o encontro traz importantes nomes da advocacia e do meio jurídico baiano em torno de discussões como igualdade de gênero e de raça, sustentabilidade e meio ambiente, políticas públicas, promoção da igualdade social e participação nos espaços de poder. A palestra magna será proferida pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, no dia 22, às 9h, que fala sobre “As Mulheres no Sistema de Justiça Brasileiro”.
Entre as profissionais já anunciadas, nomes como Lilian Azevedo, procuradora de Salvador que preside a Associação Nacional dos Procuradores Municipais; Olívia Santana, deputada estadual; Alici Bianchini, vice-presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas, Chiara Ramos, procuradora federal, escritora, professora e presidente da Abayomi Juristas Negras – coletivo de afroempreendedorismo social, dentre outras.
Realizada pela OAB Bahia a cada três anos, a Conferência surgiu como parte do plano de política de valorização da advocacia feminina na Bahia. Desde então, o evento ganhou notoriedade e, atualmente, é um dos maiores do país. “A OAB Bahia tem participado ativamente, em várias frentes de trabalho, na promoção da igualdade de gênero e raça. A IV Conferência Estadual da Mulher Advogada traz uma programação plural que vai discutir a participação da mulher advogada em diversas áreas do Direito”, destaca a presidenta da OAB Bahia, Daniela Borges.
A OAB Bahia foi pioneira na discussão dos temas da igualdade de gênero e racial e na adoção de medidas para torná-las realidade. A seccional também foi a primeira do Brasil a eleger uma mulher para presidir a entidade, em seus 92 anos de história.
Espaço Kids – Para as mães que precisarem levar os filhos ou que precisem amamentá-los durante a Conferência, serão oferecidos alguns novos espaços, como o Espaço Kids, Espaço Amamentação e Fraldário. “Essas são conquistas históricas para o evento que refletem nossa preocupação com a pluralidade das demandas de nossas palestrantes e participantes”, destacou Borges.
A expectativa de público é de mil pessoas. A organização do evento destaca que a Conferência é aberta a todas as identidades de gênero.
As inscrições já podem ser feitas pelo site Sympla. O investimento é de R$ 60,00 – passaporte válido para os dois dias do evento.
SERVIÇO
O Quê: IV Conferência Estadual da Mulher Advogada
Realização: OAB Bahia
Quando: 22 e 23 de julho de 2024
Onde: Centro de Convenções de Salvador (Salvador/BA), bairro Boca do Rio.
Ingressos: R$ 60,00 – Passaporte individual para os dois dias
Inscrições abertas: Sympla
Equipe Canal In
Repórter: Lucas Gomes|Editor: Ricardo Henrique
Foto: Angelino de Jesus