Música

Com influências caribenhas e brasileira, cantora Nabiyah Be lança “HERO”

Produzido em parceria com Marcelo de Lamare, novo single conta uma história de luta e exaustão

A multiartista Nabiyah Be anuncia o lançamento de “HERO”, novo single que chega hoje  em todas as plataformas de música. Produzida em parceria com Marcelo de Lamare, a faixa aborda a coragem de se mostrar vulnerável aos olhos do mundo e antecede o lançamento do primeiro álbum de estúdio da artista, previsto para este ano.

“HERO” passa pelo caminho menos confortável da jornada do herói enquanto conta a história de um personagem exausto de lutar. Sobre o processo de criação dessa narrativa de batalhas e fragilidades, Nabiyah Be comenta: “Se ‘HERO’ fosse um personagem num filme, ele seria um soldado cansado, aquele que se rende. A canção é sobre bancar uma certa covardia aos olhos do mundo para poder salvar a própria vida, a própria sanidade. É uma postura que pode carregar um tantão de culpa. Por isso o refrão ‘Power! I have power! I’m a hero and I’m a coward!’.

“HERO” é uma composição de Nabiyah Be que também assina a produção da faixa ao lado de Marcelo de Lamare. Angelo Luthier assina a engenharia de som, enquanto a mixagem fica por conta de Daniel Pampuri e masterização de Stuart Hawkes.

“O Djavan tem uma letra incrível que diz que crescer é como trair. ‘HERO’ é sobre esse caminho menos confortável, essa fase inicial onde o herói deixa as tradições da tribo pra seguir sozinho até – se tudo der certo – voltar para dividir o que aprendeu. Antônio Balduíno, personagem do livro ‘Jubiabá’ de Jorge Amado, me pareceu o exemplo perfeito para compor o Outro da música. Quando li as páginas que descreviam o ‘famoso negro lutador que derrubava brancos’, pensei:  “esse cara nasceu cansado porque já nasceu lutando. Ser covarde foi seu maior ato de heroísmo”.

Sobre Nabiyah Be

Dança, poesia, performance e música formam Nabiyah Be. Filha do cantor jamaicano Jimmy Cliff e da psicóloga brasileira Sônia Gomes, foi influenciada pela riqueza cultural do Caribe e do Brasil. A artista passou a acompanhar o pai em turnê já aos 7 anos de idade, ancorando também raízes na cidade de Salvador, na Bahia, onde nasceu.

 Aos 18, decidiu migrar para Nova York, onde se apresentava em casas de arte como Apollo Theater, S.O.B’s e Rockwood Music Hall, ao mesmo tempo em que tratava de construir um nome na cena teatral. Formada pela Pace University (New York, EUA), instituição que abriga a prestigiada escola de atores Actor’s Studio, Nabiyah trilhou até o momento um caminho marcado por seu interesse em projetos inovadores que mesclam formas artísticas.

Descrita pelo jornal The New York Times como dona de uma voz “hipnotizante” e uma presença que infunde uma “inocência transparente”, a atriz e cantora tornou-se a primeira mulher negra brasileira a vencer um dos mais importantes prêmios do teatro estadunidense, o Drama Desk Award. A artista também protagonizou o musical vencedor do Tony e do Grammy – Hadestown -, antes de executar papeis de destaque em produções locais de TV e cinema.

Entre outros exemplos estão sua participação na minissérie ganhadora do Emmy “Daisy Jones & The Six”, onde interpretou a pioneira de música disco, Simone Jackson. Já no filme “Pantera Negra”, vencedor do Oscar, sua missão foi dar vida à vilã Linda, parceira de Michael B. Jordan.

Entre a poética e o cotidiano, Nabiyah Be evoca em seus vocais cristalinos e potentes, os  espíritos do soul e do jazz norte-americanos, sem se esquecer da brasilidade que corre em suas veias. Seu talento a levou a ser até backing vocal de ícones do axé como Daniela Mercury e Carlinhos Brown, mas agora, ela clama mais do nunca o seu lugar no mundo como artista solo.

Ficha Técnica

Composição: Nabiyah Najam Silva Bashir

Produção: Nabiyah Be, Marcelo Delamare

Baixo: Guto Wirtti

Bateria: Dedê Silva

Percussão: Ícaro Sá

Hammond: Marcelo Delamare

Rhodes: Marcelo Delamare

Piano: Marcelo Delamare

Engenharia de Som: Angelo Luthier

Estúdio: Wolf Records RJ

Estúdio: Koletiv

Mixagem: Daniel Pampuri

Masterização: Stuart Hawkes

Equipe Canal In

Repórter: Lucas Gomes|Editor: Ricardo Henrique

Foto: divulgação