No próximo sábado, dia 30 de novembro, o Terreiro Ilê Oba L’Okê abre suas portas para celebrar a Festa do Pilão. Reconhecido como Patrimônio Histórico e Cultural de Origem Africana e Afro-Brasileira, o terreiro convida todos a vestirem branco para homenagear o Rei e Senhor das Alturas, em uma noite marcada por rituais, música e comida.
A Festa do Pilão, segundo o babalorixá Vilson Caetano, “é o terceiro evento de um ciclo chamado ‘Águas de Oxalá’, que reafirma a nossa fé e a conexão com o divino”.
Fundado há mais de 20 anos e liderado pelo professor e babalorixá Vilson Caetano, o Terreiro Ilê Oba L’Okê é, além de um espaço de celebração religiosa, uma casa que promove iniciativas como campanhas contra a intolerância religiosa, cursos profissionalizantes gratuitos e projetos inovadores como o Museu Virtual 360º, que exibe peças de arte sacra afro-brasileira criadas pelo renomado artista plástico e axogun Rodrigo Siqueira.
O terreiro, um espaço de beleza e imponência, conta com nove áreas temáticas inspiradas em Oxum, esculturas de orixás e um pilar central dedicado a Xangô, com mais de sete metros de altura, adornado por elementos que representam justiça e proteção. Os visitantes também poderão conhecer a Alameda dos Orixás e explorar o barracão, onde ocorrem as festas públicas e os orixás recebem os participantes.
Serviço
Evento: Festa do Pilão – Ilê Oba L’Okê
Data: 30 de novembro
Horário: 19h30
Local: Rua Dr. José Carlos Minanhim, Lote 3, Quadra A, Lauro de Freitas
Traje: Branco
Equipe Canal In
Repórter / Editor: Ricardo Henrique
Foto: ascom