Conheça cinco curiosidades sobre os clubes de alto padrão exclusivos para membros.
O ponto de partida foi há exatos 30 anos. Era 1995 quando o empresário Nick Jones decidiu criar um ambiente até então inédito: um clube de luxo reservado e exclusivo, com atmosfera ideal para a conexão de pessoas e negócios. Assim foi inaugurada a primeira Soho House, que atualmente possui 42 unidades mundo afora, inclusive no Brasil, em São Paulo. Nos clubes de luxo, a sofisticação e a discrição caminham juntas para que os associados desfrutem momentos de lazer e negócios com exclusividade.
A tendência logo ganhou força na Europa e nos Estados Unidos. O mais tradicional clube de luxo do mundo, o Soho House, já chegou a ter mais de 100 mil pessoas na fila de espera e é um local frequentado por muitos famosos e artistas como o Príncipe Harry e Meghan Markle. Para ser associado de business lounges, nem sempre basta ter dinheiro para investir. O Quai D’Orsay, clube referência de São Paulo, por exemplo, possui como política só aceitar novos membros a partir de indicações de sócios ativos. A rede exclusiva de associados torna os ambientes ainda mais misteriosos e atrativos.
Eles podem estar no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, mas seguem uma cartilha parecida. Decoração sofisticada, culinária de alto padrão, ambiente exclusivo propício para novas conexões e privacidade para seus membros. Essas são algumas características presentes nos clubes. As opções de experiências, que vão de partidas de poker até jantares e viagens, são outro diferencial. Em muitos dos clubes, os associados buscam espaços atrativos para apreciar bons charutos. O Caruso Lounge, em São Paulo, por exemplo, une serviços exclusivos, brindes de luxo, além de opções de charutos e cachimbos de alto padrão.
Em Salvador, apenas um espaço alia experiências únicas e atmosfera para a criação de novas conexões de maneira exclusiva e reservada. Trata-se do business lounge The Latvian, localizado na Bahia Marina. O clube foi inaugurado em 2022 e, em três anos, teve aumento exponencial no número de associados, atingindo a marca de 170 membros – uma média de um novo integrante por semana.
Confira abaixo cinco curiosidades sobre os clubes de luxo espalhados pelo mundo:
Seleção rigorosa de membros
A maioria dos clubes adota um processo de curadoria para novos membros, analisando o perfil profissional, influência cultural e até estilo de vida. Muitas vezes, ter dinheiro não é suficiente. O clube busca pessoas interessantes, com bagagem criativa e empreendedora.
Ambiente global, comunidade local
Apesar de serem marcas globais, o Soho House, por exemplo, tem 42 unidades espalhadas pelo mundo, os clubes prezam por valores e estéticas locais. Cada unidade reflete a cultura da cidade em que está inserida.
Decoração refinada
É comum que os clubes sejam decorados com obras de arte originais, o que reforça a atmosfera criativa e exclusiva do espaço. Outra característica é o cuidado com a arquitetura original dos espaços. O Soho House inaugurado em São Paulo em 2024, por exemplo, preservou a herança arquitetônica do edifício de 1904 que ocupa.
Gastronomia sofisticada
Os clubes de luxo são referência quando o assunto é gastronomia sofisticada. As experiências sensoriais são levadas em consideração, e os cardápios contam com assinaturas de chefs renomados, carta de vinhos premium, além de charutos de alto padrão. O The Latvian, por exemplo, tem gastronomia assinada pelo renomado chef Rapha Sepúlveda com experiência internacional, além do Mixologista premiado, Abel Moreira.
Equipe Canal In
Repórter / Editor: Ricardo Henrique
Foto: Soho House London