Canal (IN)Dica – Dia do Nordestino

O dia 08 de outubro é destinado a celebrar o dia do nordestino. A data serve para homenagear toda a diversidade cultural e folclórica típica da região Nordeste do Brasil. A data comemorativa foi criada no ano de 2009, em São Paulo, homenageando o centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense. 

Como uma página eminentemente nordestina, o Canal In não poderia deixar a data passar em branco. Preparamos uma lista com quatro filmes que exaltam o nordeste brasileiro. Confira abaixo. 

O AUTO DA COMPADECIDA (2000) 

Sinopse: O filme mostra as aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. Eles estão sempre enganando o povo de um pequeno vilarejo no sertão da Paraíba, inclusive o temido cangaceiro Severino de Aracaju, que os persegue pela região. Somente a aparição da Nossa Senhora poderá salvar esta dupla. 

Comentário: O Auto da Compadecida pode ser considerado como um clássico do cinema brasileiro. É impossível não dar inúmeras risadas com o longa, assim como são inesquecíveis as aventuras de Chicó e João Grilo. Muito obrigado Sessão da Tarde por exibir esse filme todo ano, sem parar (risos). 

Disponível no Globoplay

DEUS É BRASILEIRO (2003) 

Sinopse: Cansado de tantos erros cometidos pela humanidade, Deus resolve tirar férias dela, decidindo ir descansar em alguma estrela distante. Para isso, precisa encontrar um substituto para ficar em seu lugar enquanto estiver fora. Ele resolve então procura-lo no Brasil, já que é um país tão religioso. Seu guia nessa busca é Taoca, um esperto pescador que vê em seu encontro com Deus sua grande chance de se livrar dos problemas pessoais. Juntos, eles rodam o Brasil em busca de um substituto ideal. 

Comentário: O talento de Wagner Moura, associado à Antonio Fagundes em uma performance perfeita, torna impossível não refletir sobre como a sociedade enxerga seu próprio Deus. 

Disponível na Amazon Prime Video

LISBELA E O PRISIONEIRO (2003) 

Sinopse: A jovem Lisbela adora ir ao cinema e vive sonhando com os galãs de Hollywood dos filmes que assiste. Leléu é um malandro conquistador, que em meio a uma de suas muitas aventuras chega à cidade da moça. Após se conhecerem, eles logo se apaixonam, mas Lisbelaestá de casamento marcado. Em meio às dúvidas e aos problemas familiares que a nova paixão desperta, há ainda a presença de um matador que está atrás de Leléu, devido a ele ter se envolvido com sua esposa no passado. 

Comentário: Repleto de metalinguagem e com um roteiro melhor que muita comédia romântica hollywoodiana, Lisbela e o Prisioneiro é um filme que tem um espaço destinado no coração de todo nordestino. Obrigatório para quem ama cinema brasileiro. 

Disponível para aluguel ou compra no Looke, na Apple TV Plus ou no Google Play

BACURAU (2019) 

Sinopse: Os moradores de um pequeno povoado do sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho naregião: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa, Domingas, Acácio, Plínio, Lunga e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa. 

Comentário: Um dos melhores filmes lançados no ano passado, e que possui chances no Oscar de 2020, Bacurau é um faroeste moderno que é obrigatório para compreender como os povos de outras regiões do Brasil enxergam o nordeste, fazendo uma crítica social ao preconceito que se tem com os nordestinos, além de expor a xenofobia evidente dos estrangeiros com o Brasil. 

Disponível no Telecine Play

Equipe Canal I.
Repórter / Lista: Marco Dias

Editor: Ricardo Henrique

Fotos: divulgação

Compartilhe essa postagem