Canal INdica – Dia do Orgulho Nerd

Preparamos uma lista com filmes para a celebrar esse dia 25 de maio

O dia 25 de maio é conhecido como o Dia do Orgulho Nerd. Mas essa comemoração é recente na história, uma vez que primeiro relato de movimentação na comunidade geek aconteceu em 2007, na Espanha. No ano seguinte, em 2008, a comemoração chegou aos Estados Unidos e, a partir daí, se popularizou. A data escolhida é simbólica, pois no dia 25 de maio de 1977 estreava Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança. 

Mas, além de ser conhecido como o Dia do Orgulho Nerd, é comum ouvirmos que o dia 25 de maio é o Dia da Toalha, justamente porque foi o dia escolhido para homenagear o escritor Douglas Adams, autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, que morreu em 11 de maio de 2001. A obra de Adams é um dos cânones da literatura nerd, principalmente por misturar ficção científica com elementos humorísticos. 

A primeira vez que alguém decidiu comemorar o Dia da Toalha foi em 2001, quando membros de um fórum inspirado em O Guia do Mochileiro das Galáxias decidiram fazer uma homenagem duas semanas após a morte do escritor. 

Com o crescimento do gênero de filmes de super-heróis, associado ao retorno da franquia Star Wars e a procura das pessoas pelo consumo desse tipo de conteúdo, a data ganhou mais importância, mas é importante lembrar que os nerds sempre foram excluídos da sociedade, por seus gostos peculiares (que agora, são moda entre o grande público). Mas, lembre-se: Não entre em pânico e que a Força esteja com você! 

Para celebrar a data, o Canal In preparou uma lista com 10 filmes para você aproveitar o dia com a sua toalha no ombro. Confira abaixo: 

1 – STAR WARS: EPISÓDIO IV – UMA NOVA ESPERANÇA (1977)

Sinopse: A princesa Leia é mantida refém pelas forças imperiais comandadas por Darth Vader. Luke Skywalker e o capitão Han Solo precisam libertá-la e restaurar a liberdade e a justiça na galáxia.

Comentário: A obra que inspirou a data não poderia ficar de fora. Após 40 anos de seu lançamento, a obra de George Lucas ainda se faz presente, influenciada pelo seu retorno em 2015, depois que a Disney adquiriu os direitos da franquia e começou uma nova trilogia. Acompanhar a jornada de Luke Skywalker para se tornar um Jedi, ver o início do relacionamento entre a princesa Leia e Han Solo, além de presenciar a primeira aparição de um dos maiores vilões da história do cinema, Darth Vader, tornam esse filme marcante. “Help me Obin-Wan Kenobi. You’re my only hope.”

Disponível na Amazon Prime Video

2 – BLADE RUNNER (1982) 

Sinopse: No século 21, uma corporação desenvolve clones humanos para serem usados como escravos em colônias fora da Terra, identificados como replicantes. Em 2019, um ex-policial é acionado para caçar um grupo fugitivo vivendo disfarçado em Los Angeles.

Comentário: Baseado no livro do escritor de ficção científica Philipk K. Dick, Blade Runner é uma representação de um futuro distópico, em uma humanidade cyberpunk. Aqui, Harrison Ford interpreta Rick Deckard, um caçador de androides que renega sua condição. Com uma continuação lançada em 2017, o filme de Ridley Scott continua presente. 

Disponível no Globoplay, na Netflix e no Telecine Play. 

3 – SCOTT PILGRIM CONTRA O MUNDO (2010) 

Sinopse: Guitarrista de uma banda de rock do colégio, o jovem Scott Pilgrim nunca teve problemas para conseguir namorada. O problema sempre foi se livrar delas. Mas com Ramona Flowers é diferente, pois ele se apaixona perdidamente por ela e não será nada fácil conquistar seu amor. Ela tem o maior de todos os problemas: um exército de ex-namorados que não medem esforços para eliminar Scott da lista de interessados.

Comentário: Adaptado das histórias em quadrinhos homônimas, Scott Pilgrim é um filme que retrata o que todos os nerds gostariam de ter: reconhecimento naquilo em que são bons. Com a presença de figuras conhecidas, como o Chris Evans (nosso Capitão América) e a Mary Elizabeth-Winstead(nossa Caçadora), o longa é uma ode aos quadrinhos. 

Disponível na Netflix

4 – DE VOLTA PARA O FUTURO (1985) 

Sinopse: Marty McFly, um adolescente de uma pequena cidade californiana, é transportado para a década de 1950 quando a experiência do excêntrico cientista Doc Brown dá errado. Viajando no tempo em um carro modificado, Martyconhece versões jovens de seus pais e precisa fazer com que eles se apaixonem, ou então ele deixará de existir. Para complicar, Marty precisa voltar para casa a tempo de salvar o cientista.

Comentário: De Volta Para o Futuro é um dos símbolos absolutos da cultura nerd. As aventuras de Marty McFly e de Doc Brown serviram de inspiração para a animação Rick andMorty e, além disso, são marcantes para todos aqueles que querem esquecer da realidade, ainda mais em tempos de pandemia. 

Disponível no Telecine Play

5 – O SENHOR DOS ANÉIS: A SOCIEDADE DO ANEL (2001) 

Sinopse: Em uma terra fantástica e única, um hobbit recebe de presente de seu tio um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal. Para isso, o hobbitFrodo tem um caminho árduo pela frente, onde encontra perigo, medo e seres bizarros. Ao seu lado para o cumprimento desta jornada, ele aos poucos pode contar com outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago, totalizando nove pessoas que formam a Sociedade do Anel.

Comentário: Adaptada da obra do escritor J. R. R. Tolkien, a franquia mais premiada da história do cinema no Oscar, O Senhor dos Anéis é uma obra essencial para compreender a cultura nerd. Acompanhar a jornada de Frodo e Sam, ver Gandalf em seu cavalo branco sendo o mago definitivo, e claro, Gollum e sua obsessão pelo anel, são elementos marcantes da saga. E tudo começa aqui, nesse primeiro filme. 

Disponível na Netflix

6 – INDIANA JONES E OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA (1981) 

Sinopse: O arqueólogo Indiana Jones precisa encontrar a Arca da Aliança, uma relíquia bíblica que contém os dez mandamentos. Como o portador do artefato se torna invencível, os nazistas também vão fazer de tudo para adquirir esse precioso objeto.

Comentário: Harrison Ford é considerado um dos maiores representantes dos filmes e obras dos nerds. Presente em grande parte dos filmes desta lista, é em Indiana Jones que ele encontra o seu protagonismo absoluto e o papel de sua carreira. Até hoje, não conseguiram encontrar alguém para substituí-lo no papel do arqueólogo mais famoso de todos os tempos. 

Disponível na Netflix

7 – OS CAÇA-FANTASMAS (1984) 

Sinopse: Uma equipe de cientistas, Dr. Egon, Dr. Ray e Dr. Peter, perde o emprego em uma universidade de Nova York. Eles decidem, então, se tornar caçadores de fantasmas e travar uma batalha de alta tecnologia com o sobrenatural por dinheiro. Com isso, se deparam com uma porta de entrada para outra dimensão que lançará o mal sobre a cidade. Os caça-fantasmas precisam agora salvar Nova York da destruição total.

Comentário: Nossos caçadores encontram o seu primeiro desafio quando fantasmas invadem Nova York. A obra é, sem sombra de dúvidas, um dos marcos da cinematografia nerd de todos os tempos e o ator Bill Murray, eternizado como Peter Venkman, é figura presente no imaginário dos nerds. 

Disponível no Telecine Play

8 – STAR TREK (1979) 

Sinopse: A Federação solicita ao almirante James T. Kirk e a tripulação da nave estelar Enterprise para conter um objeto imenso que está em um curso de colisão com a Terra. Depois de investigar, a tripulação descobre que a nuvem alienígena abriga uma inteligência artificial com uma sinistra direção. Uma crise acontece quando uma sonda enviada pela nuvem de energia ataca a tripulação, sequestrando a tenente-navegador Ilia.

Comentário: Star Trek é uma das maiores obras de ficção científica de todos os tempos. Sempre rivalizada com Star Wars, Star Trek possui muito mais elementos de viagem no espaço do que a franquia de George Lucas. E a saudação/benção do Spock está imortalizada na mente dos nerds: Vida Longa e Próspera! ​

Disponível na Netflix

9 – VINGADORES: GUERRA INFINITA (2018) 

Sinopse: Homem de Ferro, Thor, Hulk e os Vingadores se unem para combater seu inimigo mais poderoso, o maligno Thanos. Em uma missão para coletar todas as seis pedras infinitas, Thanos planeja usá-las para infligir sua vontade maléfica sobre a realidade.

Comentário: Com a ascensão dos filmes baseados em histórias em quadrinhos, Vingadores: Guerra Infinita representa um marco na história do cinema por reunir uma quantidade absurda de super-heróis em um mesmo filme. A primeira parte da jornada dos heróis em busca do vilão Thanos é, sem dúvidas, um marco definitivo na indústria cinematográfica. 

Disponível no Telecine Play

10 – BATMAN VS SUPERMAN: A ORIGEM DA JUSTIÇA (2016) 

Sinopse: O confronto entre Superman e Zod em Metrópolisfez a população mundial se dividir sobre a presença de extraterrestres na Terra. Enquanto muitos consideram Superman um novo deus, há aqueles que entendem ser extremamente perigosa a existência de um ser tão poderoso sem qualquer tipo de controle. Bruce Wayne é um dos que acreditam nesta segunda hipótese. Sob o manto de um Batman violento e obcecado, ele enfrenta Superman enquanto o mundo se pergunta que tipo de herói precisa.

Comentário: O filme que reúne os dois maiores super-heróis das histórias em quadrinhos em um embate épico, traz, ainda, o início do protagonismo da Gal Gadot como Mulher Maravilha. Possuindo uma relação especial com o escritor dessa lista, Batman vs Superman é um dos filmes mais representativos para a história dos nerds ao redor mundo. 

Disponível na Netflix e na Amazon Prime Video

Equipe Canal In

Editor: Ricardo Henrique

Repórter: Marco Dias

Fotos: divulgação

Compartilhe essa postagem