Canal Indica – Documentários Brasileiros

O dia 07 de agosto é conhecido como o dia nacional do documentário brasileiro. A data foi criada para dar mais visibilidade ao gênero documentário, e o dia 07 de agosto foi escolhido em homenagem ao nascimento do cineasta e documentarista Olney São Paulo. 

O documentário brasileiro nasceu com a filmagem de belezas naturais, como a Baía de Guanabara, feita no fim do século 19. E, no início do século 20, o cineasta Humberto Mauro produziu filmes com temáticas etnográficas, antropológicas e educativas para o Instituto Nacional do Cinema Educativo. 

Para celebrar a data, o Canal In preparou uma lista com quatro documentários para você assistir nesta data. Confira: 

1 – EM NOME DE DEUS (2020) 

Sinopse: Investigação revela como o médium mais famoso do Brasil escondeu centenas de abusos sexuais e outros crimes graças a uma rede de proteção que combinava fanatismo, violência, fama e poder. 

Comentário: O documentário mostra a chocante história de João de Deus e das mulheres que foram vítimas de abuso sexual por parte do falso médium. Com relatos fortes, detalha como João perdeu seu poder e foi preso. 

Disponível no Globoplay

Seis Episódios com uma hora de duração

2 – MARIELLE, O DOCUMENTÁRIO (2019) 

Sinopse: Marielle – O Documentário conta a história de vida e morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, assassinados na noite do dia 14 de março de 2018, no Rio de Janeiro. 

Comentário: Quem mandou matar Marielle? Nesse documentário, não temos as respostas, mas nos questionamos o porque de terem tirado a vida de uma pessoa tão marcante. 

Disponível no Globoplay

Seis episódios com uma hora de duração 

3 – HOLOCAUSTO BRASILEIRO (2016) 

Sinopse: Acompanhe o emocionante relato da maior e mais silenciosa tragédia já ocorrida no Brasil, a morte de 60 mil pessoas dentro da maior instituição psiquiátrica do país, o Hospital Colônia de Barbacena, fundado em 1903 na cidade de mesmo nome, em Minas Gerais. O Colônia de Barbacena era parte de um grupo de sete instituições psiquiátricas criadas na cidade e que teria dado ao município o apelido de “Cidade dos Loucos”. No fim, ficou conhecido por oferecer um tratamento desumano aos pacientes. 

Comentário: Adaptado do livro homônimo de Daniela Arbex, Holocausto Brasileiro é um documentário angustiante, um retrato aprofundado sobre o grande genocídio cometido contra os pacientes psiquiátricos do hospício de Barbacena, em Minas Gerais. 

Disponível no Youtube

Uma Hora e Meia de duração 

4 – QUEBRANDO O TABU (2011) 

Sinopse: Há 40 anos os Estados Unidos levaram o mundo a declarar guerra às drogas. Mas, os danos causados pelas drogas nas pessoas e na sociedade só cresceram. Abusos, informações equivocadas, epidemias, violência e o fortalecimento de redes criminosas são os resultados da guerra perdida em uma escala global. Em um mosaico costurado por Fernando Henrique Cardoso, Quebrando o Tabu escuta vozes das realidades mais diversas do mundo em busca de soluções, princípios e conclusões. 

Comentário: Independentemente de posicionamento político, esse é documentário para refletir sobre a geopolítica mundial. 

Disponível no Youtube 

Uma Hora e Vinte minutos de duração

Equipe Canal In

Repórter: Marco Dias

Editor: Ricardo Henrique

Fotos: divulgação

Compartilhe essa postagem