Canal IN’Dica – Filmes de Tribunal

 

A carreira jurídica desperta a atenção não só de futuros estudantes e profissionais do Direito, mas também da sétima arte. É comum encontrar, durante as premiações anuais, ao menos um filme com a temática de tribunal entre os indicados. 

Geralmente são obras de drama, que carregam o peso de uma história real por trás, e encontram em seus atores e atrizes uma voz para ecoar o discurso de quem é preciso lutar pelo que é certo, ir em busca de justiça dentro de um sistema cada vez mais opressor. Uma coisa, contudo, é certa: esse tipo de filme possui um apelo popular. 

Pensando nisso, o Canal In preparou uma lista com cinco filmes que retratam o mundo jurídico com todo o glamour e drama possíveis. Confira: 

LUTA POR JUSTIÇA (2019) 

Sinopse: O advogado Bryan Stevenson assume o caso de Walter McMillian, que foi condenado à morte por assassinato, apesar das evidências que comprovam sua inocência. Stevenson encontra racismo e manobras legais enquanto luta pela vida de McMillian.

Comentário: O clássico filme de tribunal em que o advogado precisa lutar contra tudo e contra todos para provar a inocência do seu cliente. O grande diferencial aqui está na atuação do Michael B Jordan, que entrega um jovem e promissor advogado idealista, que realmente luta por aqui que é o certo, o justo. O filme é baseado em fatos reais. 

Gênero: Drama

Duração: 137 minutos 

Disponível na HBO Go

O JUIZ (2014) 

Sinopse: Hank Palmer, um advogado bem-sucedido e arrogante, retorna à sua pequena cidade natal para o velório da mãe. Ele descobre que seu pai, o respeitado juiz local Joseph Palmer, está sendo acusado de ter assassinado um antigo réu, que acabou de sair da prisão após, cumprir 20 anos na cadeia. Apesar de toda a frieza que há entre eles, Hank assume o caso e passa a defender o pai. Os dois precisam curar certas feridas e aceitar a dependência que Joseph, portador de Alzheimer, tem do filho.

Comentário: Tornou-se estranho não associar o Robert Downey Jr. ao seu icônico papel como Tony Stark no Universo Cinematográfico da Marvel. Porém, neste filme, ainda que esteja preso aos trejeitos do playboy bilionário, Downey Jr consegue entregar um filho que, apesar do passado familiar, precisa defender o pai. 

Gênero: Drama

Duração: 142 minutos 

Disponível na Netflix 

OS SETE DE CHICAGO (2020) 

Sinopse: A trama gira em torno do julgamento de sete líderes de movimentos sociais que foram presos e acusados pelo governo americano de conspiração e incitação à violência, em 1968. 

Comentário: Baseado em uma história real, o longa acompanha a manifestação contra a guerra do Vietnã que interrompeu o congresso do partido Democrata em 1968. Ocorreram diversos confrontos entre a polícia e os participantes, mas o que se vê ao longo do julgamento são uma série de absurdos que se fazem mais atuais do que nunca, com a conjuntura política norte-americana incitada pelo presidente Donald Trump, de repressão à todo tipo de minoria e crença na supremacia branca. 

Gênero: Drama 

Duração: 130 minutos 

Disponível na Netflix

22 DE JULHO (2018) 

Sinopse: Noruega, 2011. Anders Behring Breivik, consumido pelos seus ideias fundamentalistas cristãos e anti-islâmicos, mata 75 pessoas a tiros em um acampamento na Ilha de Utoya. Os sobreviventes do ataque pedem justiça ao governo Norueguês, enquanto os advogados do terrorista condenado se mobilizam para defendê-lo perante a lei.

Comentário: Essa é uma história de atentado terrorista que deixa qualquer um chocado. Mas, apesar do julgamento inicial que se possa fazer diante do criminoso, assistir ao seu julgamento e ver os motivos e as crenças que o levaram a cometer tal ato nos fazem refletir sobre o papel da mídia e dos governantes na sociedade. 

Gênero: Drama

Duração: 143 minutos 

Disponível na Netflix 

O PREÇO DA VERDADE (2019) 

Sinopse: Um advogado descobre um segredo sombrio que conecta um número crescente de mortes inexplicáveis a uma das maiores empresas do mundo. Enquanto tenta expor a verdade, ele se vê arriscando seu futuro, sua família e sua própria vida.

Comentário: A macabra história por trás de um utensílio doméstico presente na maioria das casas ao redor do planeta. Como a panela teflon, ou melhor, o teflon em si, é um item cancerígeno que matou milhares de pessoas, enquanto os donos da DuPont enriqueciam e manipulavam todos ao redor para manter seu império. 

Gênero: Drama/Suspense 

Duração: 126 minutos 

Disponível na Amazon Prime Video

Equipe Canal In

Repórter: Marco Dias

Editor: Ricardo Henrique

Fotos: divulgação

Compartilhe essa postagem