CANAL IN’DICA – FILMES E SÉRIES ESTILO BBB (OU QUE PARECEM REALITY SHOW)

Reality shows são a maneira como a sociedade consegue fazer experimentos sociais e se entreter ao mesmo tempo. Observar um grupo de participantes, confinados em uma casa, uma fazenda ou em uma ilha, ao longo de três meses, tem o seu charme e fascínio. A ideia de assistir suas desventuras em busca do prêmio máximo, geralmente milhões de reais, desperta o que há de mais primitivo nos seres humanos: o instinto de sobrevivência diante do diferente. 

Com a estreia da vigésima primeira edição do Big Brother Brasil na última segunda (25), o Canal In preparou uma lista com filmes e séries que emulam reality shows. Confira: O SHOW DE TRUMAN (1998)

Sinopse: Truman Burbank é um pacato vendedor de seguros que leva uma vida simples com sua esposa MerylBurbank. Porém algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren, ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional.

Comentário: Um dia trabalhos de excelência do Jim Carrey, que explora bem mais do que a veia cômica do ator e nos faz questionar: e se nós estivermos sendo vigiados? E se a nossa vida não passa de um reality show? O Show de Truman, além de ser um filme clássico, promove uma reflexão sem precedentes. 

Gênero: Comédia/Drama

Duração: 1h 43min (103 minutos) 

Disponível na Netflix JOGOS VORAZES (2012)

Sinopse: Na região antigamente conhecida como América do Norte, a Capital de Panem controla 12 distritos e os força a escolher um garoto e uma garota, conhecidos como tributos, para competir em um evento anual televisionado. Todos os cidadãos assistem aos temidos jogos, no qual os jovens lutam até a morte, de modo que apenas um saia vitorioso. A jovem Katniss Everdeen, do Distrito 12, confia na habilidade de caça e na destreza com o arco, além dos instintos aguçados, nesta competição mortal.

Comentário: Sucessor direto de Harry Potter como a franquia adolescente da geração, Jogos Vorazes consegue trazer uma mensagem muito importante dentro da esfera que se propõe a atingir. Questionamentos políticos, manipulação da mídia e outros problemas do mundo moderno são retratados com simplicidade e maestria ao longo do filme. Se o povo para de querer pão e circo, o que você oferece? Essa é a pergunta o filme tenta responder. 

Gênero: Ficção Científica/Ação

Duração: 2h 23 min (143 minutos)

Disponível na Amazon Prime VideoNERVE: UM JOGO SEM REGRAS (2016)

Sinopse: A estudante Vee, pressionada pelos amigos, decide participar do jogo online Nerve, que faz desafios reais aos seus jogadores. Porém, o jogo toma um rumo assustador e, ao chegar no estágio final, Vee precisa tomar decisões que irão determinar o seu futuro.

Comentário: Um filme que nos coloca para pensar sobre nossas escolhas diante dos reality shows. Será que estamos sendo justos com os participantes? E será que vale tudo por dinheiro? Esses são alguns dos questionamentos de Nerve, talvez o filme mais simples dessa lista. 

Gênero: Thriller/Ação

Duração: 1h 37 min (97 minutos)

Disponível no TelecineGLOW (2017 – 2019)

Sinopse: Situada na cidade de Los Angeles, GLOW conta a história fictícia de uma atriz desempregada que tem uma última chance de viver seus sonhos através de uma série semanal sobre lutadoras do sexo feminino.

Comentário: A premissa de retratar a vida de atrizes que simulam uma competição de luta livre na TV pode parecer ousada, mas Glow mostra que quando se trata de audiência, vale tudo (literalmente). 

Gênero: Drama

Duração: Três temporadas com 10 episódios de, aproximadamente, 30 minutos de duração

Disponível na Netflix THE OFFICE (2005 – 2013)

Sinopse: No formato de pseudodocumentário, a série retrata o cotidiano de um escritório em Scranton, na Pensilvânia, filial da empresa fictícia Dunder Mifflin, de suprimento de papel. Michael Scott (Steve Carell) é um patrão insensível mas que se preocupa com o bem estar de seus empregados, enquanto a série traça um olhar sobre todos eles, destacando suas diferenças e particularidades. 

Comentário: A série revolucionou o formato das comédias da sua época, introduzindo o conceito de “pseudocumentario” ao formato televisivo. Acompanhamos o dia a dia dos funcionários da DunderMifflin e somos surpreendidos por seus devaneios e confissões frente à câmera. Parece até que eles estão falando conosco. 

Gênero: Sitcom

Duração: Nove temporadas com 24 episódios de, aproximadamente, 20 minutos de duração

Disponível na Amazon Prime Video e no Globoplay

Equipe Canal In

Repórter: Marcos Dias

Editor: Ricardo Henrique

Fotos: divulgação

Compartilhe essa postagem