Canal (IN)Dica: Filmes LGBTQIA+

O amor é o mais subjetivo dos sentimentos e, como tal, só pode ser compreendido por quem o vive. Amar é muito maior do que se relacionar emocionalmente com alguém. Envolve fidelidade, reciprocidade, confiança e, acima de tudo, compreensão. Quando o coração fala mais alto, todas as demais sensações tornam-se inexplicáveis.

Na semana em que ocorre a 18ª Parada LGBT da Bahia, o Canal In preparou uma lista com dez filmes que abordam a temática do amor como ele tem que ser: sem preconceitos.

1 – I LOVE YOU PHILLIP MORRIS (2009)

Sinopse: O policial Steven Russell começa a construir uma família, mas sofre um terrível acidente de carro e decide assumir sua homossexualidade. Ele se muda para a Flórida, tem uma vida de luxo e paga suas dívidas com cartões de crédito e cheques sem fundo.

Comentário: Após de ser comumente associado ao humor, Jim Carrey dá vida a Steven Russell, um personagem complexo em sua essência. Juntamente com Ewan McGregor, entregam uma performance cativante. E o filme ainda conta com a presença do Rodrigo Santoro, como primeiro par romântico do Jim Carrey.

Gênero: Comédia, Drama, Biografia

Duração: 98 minutos

Nota: 8/10

Disponível na Amazon Prime Video

2 – HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO (2014)

Sinopse: A vida de Leonardo muda completamente quando um novo aluno entra no colégio. O adolescente precisa lidar com o ciúme da amiga e também com os inesperados sentimentos que o recém-chegado desperta nele.

Comentário: A adolescência é o período das descobertas e, em função disso, tudo se torna mais intenso, inclusive o amor. O sentimento nutrido entre Léo e Gabriel é genuíno e desperta no espectador a vontade de viver um amor simples, natural e desprovido das preocupações que a vida adulta traz.

Gênero: Drama, Romance

Duração: 96 minutos

Nota: 8,5/10

Disponível na Netflix

3 – ME CHAME PELO SEU NOME (2017)

Sinopse: O jovem Elio está enfrentando outro verão preguiçoso na casa de seus pais na bela e lânguida paisagem italiana. Mas tudo muda com a chegada de Oliver, um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai.

Comentário: Timothée Chalamet interpreta Elio, e coloca o espectador diante das sensações de viver um amor na juventude, sabendo que é “proibido” e que pode acabar a qualquer momento. Sentimos suas dores, suas alegrias, suas inseguranças e, principalmente, a emotividade de viver no limite dos sentimentos.

Gênero: Drama, Romance

Duração: 132 minutos

Nota: 10/10

Disponível na HBO GO

4 – COLETTE (2018)

Sinopse: Sidonie-Gabrielle Colette é casada com Willy, que a apresenta à boemia de Paris do início do século 20. Ele pede que ela escreva romances baseados em sua experiência para serem publicados em seu nome. Mas ela decide reivindicar a autoria.

Comentário:  Colette era uma mulher à frente do seu tempo. Precursora de todos os movimentos que ecoam na sociedade nos dias de hoje, sua história merece ser conhecida. Keira Knightley, mais uma vez, tem uma atuação memorável

Gênero: Drama, Biografia

Duração: 111 minutos

Nota: 8/10

Disponível na Amazon Prime Video

5 – ALEX STRANGELOVE (2018)

Sinopse: Alex é um aluno exemplar do último ano do Ensino Médio. Ele tem um grande futuro pela frente, mas antes de se formar ele quer alcançar o último marco da adolescência: perder a virgindade com a sua namorada, Claire. Tudo se complica quando ele conhece Elliot, um charmoso menino gay que sem querer põe Alex em uma jornada de autodescoberta.

Comentário: Inspirado nos filmes do John Hughes, Alex Strangelove é um filme redondo, que apesar do espectador já saber como termina, ainda continua com vontade de assistir até o fim, torcendo pelos personagens. Divertido e simples, assim como o amor deve ser.

Gênero: Comédia, Drama

Duração: 99 minutos

Nota: 7/10

Disponível na Netflix