Canal INdica: Filmes para o Outubro Rosa

O mês de Outubro é conhecido, internacionalmente, como o mês da conscientização para o controle do câncer de mama, intitulado como Outubro Rosa. Iniciado na década de 90, a campanha tem o objetivo de compartilhar informações e promover uma reflexão sobre a prevenção à doença. No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e, a partir de 2011, a atenção a prevenção se estendeu ao câncer de colo do útero.

Para reforçar a importância do movimento, o Canal IN preparou uma lista com dez filmes que abordam a temática do câncer de mama e que demonstram a possibilidade de uma vida além da doença.

O importante é sempre lembrar de fazer o autoexame, e é fundamental consultar o médico especialista, seja ele o mastologista ou o ginecologista. Quanto mais cedo houver o diagnóstico, mais eficaz será o tratamento.

1 – CRISTINA (2016)

Sinopse: Uma jornada íntima na vida de Cristina, e como o destino traz à sua vida um novo amor e um desafio imbatível. Determinado a transmitir uma mensagem de esperança e uma mentalidade de viva o presente”, o segundo câncer de Cristina afeta seu corpo em declínio, mas seu amor por Bruce só cresce.

Comentário: Cristina nos ensina a viver o agora, mesmo que a perspectiva de futuro não nos seja favorável. A vida ainda é mais importante que qualquer doença e, ela sabe que as pessoas à sua volta precisam dela tanto quanto ela precisa deles. O documentário mostra todas as situações que uma mulher com câncer passa, mas o diferencial é a energia que Cristina, mesmo debilitada, consegue transmitir.

Gênero: Documentário

Duração: 39 minutos

Nota: 10/10

Disponível na Netflix

2 – DOCE NOVMEBRO (2001)

Sinopse: Um executivo viciado em trabalho e uma mulher não convencional concordam com um relacionamento pessoal por um curto período. Nesse curto período, ela muda a vida dele.

Comentário: Um desajustado casal, interpretado pelo Keanu Reeves e pela Charlize Theron, possuem uma química instantânea e bem-humorada, que te faz esquecer, por bons momentos, que a protagonista está lutando contra o câncer de mama. Leve e tocante, te faz refletir sobre as coisas importantes da vida.

Gênero: Drama/Romance

Duração: 119 minutos

Nota: 8/10

Disponível no Google Play Filmes (para aluguel ou compra)

3 – JÁ ESTOU COM SAUDADES (2015)

Sinopse: Milly e Jess são melhores amigas desde a infância, mas o laço entre as duas passa por uma provação quando Milly descobre que tem câncer de mama.

Comentário: Toni Collette e Drew Barrymore entregam uma atuação que nos fazer crer na amizade autêntica entre as personagens. Repleto de humor, o filme tenta passar uma leveza apesar das enfermidades.

Gênero: Drama, Comédia

Duração: 112 minutos

Nota: 8/10

Disponível na Netflix

4 – LAÇOS DE TERNURA (1983)

Sinopse: Enquanto a viúva Aurora dribla seus admiradores, a filha Emma enfrenta o lado duro da vida de casada. Ela descobre que o marido de sua professora está tendo um caso com um dos estudantes. Mas uma surpresa ainda maior a aguarda depois de uma consulta médica de rotina.

Comentário: Apesar da inúmeras reviravoltas na trama, Laços de Ternura conta uma história importante sobre a perspectiva da maternidade e como uma doença pode mudar tudo. E a presença do Jack Nicholson eleva o filme.

Gênero: Comédia, Drama

Duração: 132 minutos

Nota: 8,5/10

Disponível no Google Play Filmes (para aluguel ou compra)

5 – LADO A LADO (1998)