CANAL (IN)DICA: FILMES PARA O SETEMBRO AMARELO

 

 

 

O dia 10 de setembro é conhecido como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. No Brasil, no ano de 2015, fora criado o Setembro Amarelo, mês destinado à uma forte campanha de prevenção ao suicídio. Para reforçar a importância desse movimento, o Canal In preparou uma lista com nove filmes que abordam a temática e fazem refletir sobre as escolhas que são tomadas em momentos de crise. O importante, contudo, é pedir ajuda (ligue 188) , sempre.

 

1 – ELENA (2012)

Sinopse: Neste documentário, a diretora Petra Costa resgata a trajetória de sua irmã, que se mudou para Nova York com o sonho de ser atriz.

Comentário: A diretora do documentário do ano (Democracia em Vertigem) exibe o seu talento, anos antes, ao retratar a vida de Elena, sua irmã, que comete suicídio. Petra aborda tanto as lacunas que ficam após a morte quanto os motivos que teriam levado sua irmã a morrer tragicamente. Um documentário necessário.

Gênero: Documentário

Duração: 80 minutos

Nota: 9/10

Disponível na Netflix

 

2 – GAROTA, INTERROMPIDA (1999)

 

Sinopse: Depois de ser diagnosticada com uma doença, Susanna Kaysen é enviada a um hospício, onde conhece o mundo perturbado de quem realmente merece estar lá.

Comentário: Winona Ryder e Angelina Jolie entregam atuações viscerais, em um filme que pode ser considerado como uma imersão em um hospital psiquiátrico. Baseado na história real da escritora Susanna Kaysen e adaptado do livro homônimo.

Gênero: Drama

Duração: 127 minutos

Nota: 9/10

Disponível na Netflix

 

3 – DE AMOR E TREVAS (2016)

Sinopse: Durante a guerra em Jerusalém, um garoto cresce em um apartamento lotado de livros dos mais diferentes idiomas. Aos doze anos de idade sua mãe comete suicídio, mudando para sempre a vida da família. Após a tragédia, ele entra para um kibbutz, muda seu nome e começa a trabalhar como escritor, participando ativamente da vida política do país.

Comentário: Em seu primeiro trabalho como diretora e roteirista de um longa-metragem, Natalie Portman entrega uma direção minimalista, que se destaca pela história forte, densa e pelas atuações contidas.

Gênero: Drama

Duração: 95 minutos

Nota: 6,5/10

Disponível na Amazon Prime Video

 

4 – CAKE: UMA RAZÃO PARA VIVER (2014)

Sinopse: A depressiva e traumatizada Claire Simmons fica obcecada pela história do suicídio de Nina, uma colega do grupo de autoajuda. Claire passa então a ter visões com Nina e decide investigar sua vida. Aos poucos, Claire desenvolve uma relação inesperada com o Roy, o ex-marido de Nina.

Comentário: Em uma atuação digna de Oscar (tanto que rendeu-lhe uma indicação), Jennifer Aniston consegue desassociar a eternizada figura da Rachel, sua personagem em Friends, entregando uma performance à flor da pele. As dores da personagem “atravessam” a tela e tocam o espectador, como se fossem transmissíveis apenas pelo olhar.

Gênero: Drama

Duração: 102 minutos

Nota: 8/10

Disponível na Amazon Prime Video

 

               5 – NOT ALONE (2016)

 

Sinopse: Uma jovem de 18 anos tentando entender o suicídio de sua melhor amiga conversa com adolescentes atormentados por problemas mentais e pensamentos suicidas.

Comentário: Um documentário sobre respostas. Diferentemente de Elena, aqui têm-se o relato de jovens que contam suas experiências com problemas psicológicos e pensamentos suicidas, que servem de exemplo para todos aqueles que experenciam situações semelhantes.

Nota: 8/10

Gênero: Documentário

Duração: 51 minutos

Disponível: Netflix

 

              6 – DIREITO DE AMAR (2009)