Concerto de Natal reúne Coral Ecumênico da Bahia e Orquestra de Câmara de Salvador no Pelourinho Dia e Noite

O Centro Histórico vai ser inundado hoje pela beleza do espírito natalino durante a apresentação do Coral Ecumênico da Bahia (CEB), que terá a participação da Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal) e da pianista Kadija Teles, todos sob a regência do maestro Angelo Rafael Fonseca .  O concerto, especialmente pensando para celebrar o nascimento de Jesus, acontecerá às 19h30, na Catedral Basílica. A entrada é gratuita.

O Concerto destaca no repertório os clássicos natalinos Hallelujah, Adeste Fideles e Oh Happy Day. Compõem também o programa músicas tradicionais do Natal, como Noite Feliz, Noite Azul, Estrela de Natal, Anjos Vieram Anunciar, Surgem Anjos, além da estreia das obras Exultate Deo (A. Scarlatti), And the Glory of Lord (G. Haendel) e Gira Estrela (E. Widmer).

A data da realização do concerto é emblemática, pois é tida como o dia do aniversário do compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827), um dos grandes mestres da música mundial. Segundo o Maestro Angelo Rafael, a data foi escolhida também por isso. “A gente tem também influência europeia e Beethoven é universal, então temos que celebrar”.

 

Amanhã às 18h horas será o momento de abençoar o final de ano de quem vive em Salvador, na Missa Campal da Irmandade do Rosário dos Pretos, em pleno Largo do Pelourinho. A missa também integra a programação do projeto Pelourinho Dia e Noite, uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através da Diretoria de Gestão do Centro Histórico, que nesta nova etapa realizará 127 eventos artísticos em forma de concertos, teatro musical de rua, desfiles percussivos, rodas de samba e de capoeira e shows intimistas.

Os grupos de percussão formados por jovens do Pelourinho – Projeto Axé,  Tambores e Cores, Swing do Pelô e Meninos da Rocinha do Pelô –  encheram de energia as ruas preparando o público para a próxima atração, o espetáculo de teatro musical de rua Circuito Jorge Amado, que transformou as ruas do Pelourinho, o Cruzeiro do São Francisco e o Terreiro de Jesus em palcos onde os personagens mais notáveis de Jorge Amado ganham vida. E as três rodas do Viradão do Samba se apresentaram na Praça da Sé, na Rua das Laranjeiras e no Largo do Pelourinho, para depois se reunirem  numa grande roda de samba na Praça da Sé. A programação segue em dezembro até o dia 22  e será retomada no dia 04 de janeiro.

 

Dia 17/12 – segunda-feira – 19h30 – Concerto de Natal do Coral Ecumênico da Bahia, sob a regência do maestro Ângelo Rafael, com participações  da Orquestra de Câmara de Salvador – OCSal e da pianista Kadija Teles, na Catedral Basílica.

Dia 18/12 – terça-feira – 17h – Missa Campal da Igreja do Rosário dos Pretos  – Largo do Pelourinho – com participação do Coral do Rosário e dos grupos do Viradão do Samba

Dia 20/12 – quinta-feira – 17h – República dos Tambores – desfile percussivo com os grupos

Dia 21/12 – sexta-feira – 17h – República dos Tambores – desfile percussivo com os grupos

Dia 22/12 – sábado – 11h República dos Tambores – desfile percussivo com os grupos

 

Fotos: Anderson Moreira / divulgação

Compartilhe essa postagem