Em Salvador: Exposição homenageia Ariano Suassuna

Em comemoração aos três anos promovendo a arte baiana, nordestina, brasileira e internacional, o ME Ateliê da Fotografia –Ladeira do Boqueirão, n.6, Santo Antônio Além do Carmo, apresenta a exposição ‘SUASSUNA, uma estrela no mundo’, que estreia no próximo dia 22 de agosto, com visitaçãoàs sextas, sábados e domingos, das 15h às 19h.

Reunindo 43 artistas, entre bordadeiras, escultores, pintores, ceramistas, caricaturistas e fotógrafos, a exposição presta um tributo à história do escritor, dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta, professor e advogado brasileiro, Ariano Suassuna.

A exposição, comemorativa aos três anos do ME Ateliê da Fotografia, completados no último dia 20 de julho, convidou importantes figuras do meio artístico-cultural para prestar-lhe tributos, a exemplo do fotógrafo Bob Wolfenson, o cartunista Camaleão, a poetisa Tessa Pisconti, o escultor Vicente Silva, os artistas plásticos Léo Furtado Carlos Queiroz, ea ceramista Cecilia Menezes.

A mostra, constituída de 46 obras, será distribuída nas salas Ariano Suassuna e Tati Moreno, enquanto uma individual com o conjunto de 18 imagens da casa e universo de Suassuna por Mário Edson ocupará a sala Frans Krajcberg. Gratuito e aberto ao público, o vernissage de estreia acontece no próximo dia 22, a partir das 19h, com performance e música ArteArmorial promovida por Pat Veronic.

Para Mário Edson, curador e idealizador da exposição, a importância em evidenciar a história de Suassuna se dá pela sua relevância e contribuição histórica à cultura e arte brasileira.

“Ariano é imortal! Um mestre na literatura seja nos livros, poesias ou textos teatrais e responsável pela criação do Movimento Armorial que, envolvendo música, artes plásticas, teatro e dança buscou valorizar e lançar luz sobre a arte popular vista como arte menor frente a arte erudita”, destaca.

Seguindo o “Protocolo Setorial” da Prefeitura de Salvador, o ateliê funciona com 30% da capacidade máxima para visitações simultâneas. Após a aferição de temperatura, o visitante pode explorar o vernissage, mantendo o distanciamento social de 1,5m, com a permanência de até 1h sob utilização de máscara protetora durante toda a exposição. A higienização do local é feita antes e após o encerramento do horário de visita.

SERVIÇO

SUASSUNA, uma estrela no mundo – Vernissage em tributo a Ariano Suassuna.

Onde: ME Ateliê de Fotografia, Santo Antônio Além do Carmo — Ladeira do Boqueirão, nº 6.

Quando: 22 de agosto (domingo) até 22 de outubro de 2021 (sexta-feira).

Gratuito

Equipe Canal In

Repórter: Lucas Gomes

Editor: Ricardo Henrique

Foto: divulgação

Compartilhe essa postagem