Empresário e apresentador de Goiás Odair Terra fala sobre a mudança no Mercado da Música durante pandemia

As mudanças nos hábitos de consumo revelam uma tendência de crescimento no mercado audiovisual

A pandemia do Coronavírus atingiu em cheio a indústria cultural e os efeitos da crise sobre os artistas está longe de acabar. Com os eventos suspensos, os shows e cachês cancelados, músicos que estavam com agendas lotadas precisaram se reinventar e buscar novas formas para sobreviver. Quem mais sofreu com as condições do isolamento, foram os cantores locais que faziam muitos shows em bares e pequenos eventos. Conhecido por revelar grandes nomes como Gusttavo Lima, o apresentador e empresário Odair Terra conta sobre as transformações neste ano.

Assim que tudo mudou no mercado musical, a força audiovisual se tornou crucial para adequação de shows e eventos para o formato online. De acordo com uma pesquisa da startup Flow Creative Core em parceria com o pesquisador Derek Derzevic, de Portland (USA), a partir de 2020 o público tem buscado por músicas e artistas mais antigos e shows mais intimistas, através de lives. Este mesmo estudo detectou que o resgate de alguns estilos, mostra a valorização do passado e uma busca por memórias positivas para enfrentar o período da pandemia.

Levando tudo isso em consideração, grandes marcas e empresários viram nesta transformação uma oportunidade e criaram outros tipos de eventos, sem deixar de proporcionar músicas boas através de novos cantores e também dos mais tradicionais. Odair Terra, que é apresentador e empresário do segmento sertanejo, entrou para este time e passou a investir em programação no formato de Lives.

Segundo a 21ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia, a projeção para 2021 é que o mercado brasileiro de entretenimento e mídia chegue a US$ 38 bilhões. Esta mudança também gerou impacto em grandes emissoras de TV. Uma pesquisa da operadora Claro, identificou um aumento de 118% na audiência durante a pandemia.

Nesta tendência, o Programa Odair Terra vem se transformando junto do público. Criado em 2002 em Goiânia, capital sertaneja, revelou mais de 450 artistas apenas entre os anos de 2019 e 2020. Desde que começou sua carreira, o apresentador lançou diversos nomes da música sertaneja para o Brasil. Nas últimas décadas, Odair Terra colocou holofote em nomes como Gusttavo Lima, Lucas Lucco, Jorge e Matheus, César Menotti e Fabiano.

Hoje, o projeto de revelação de novos talentos vai muito além da exibição do programa de TV. Durante esse período de isolamento, o empresário e sua equipe adaptaram o modelo de negócio para dar maior visibilidade aos novos talentos. A empresa de Odair Terra reforçou suas redes sociais, fortaleceu as parcerias com assessorias de imprensa, ampliou o seu alcance no YouTube atingindo mais de 10 milhões de visualizações e intensificou a produção de novos formatos abrindo espaço para divulgação de Lives e clipes musicais de artistas em início de carreira.

Sempre exibidos às quartas-feiras, 22h30 na TV Aparecida, nesta semana o Programa Odair Terra recebe os novos talentos da música Miguel Lucato e Heitor Carvalho.

Equipe Canal In 

Repórter / Editor: Ricardo Henrique 

Foto: divulgação 

Compartilhe essa postagem