Espetáculo lírico para crianças de 0 a 6 anos terá apresentações em Camaçari

 

A Gruta da Garganta, da companhia La Casa Incierta, aborda de maneira poética o surgimento da linguagem humana e nossa necessidade de comunicação.

Ministério da Cultura e Petrobras apresentam A Gruta da Garganta, uma obra lírica para a primeira infância. A montagem da companhia hispano-brasileira La Casa Incierta terá quatro apresentações em Camaçari, no Teatro Cidade do Saber (R. do Telégrafo, s/n – Centro), nos dias 21 e 22 de julho, às 11h e 16h, com entrada franca e ingressos reservados para crianças com necessidades especiais.

Além das apresentações, serão realizadas a palestra “Processo criativo e arte na primeira infância” (19 de julho, 14h, Teatro Cidade do Saber), voltada para o público interessado em artes, educação infantil e primeira infância (com tradução para Libras), e a oficina “Arte e Primeira Infância” (20 de julho, 13h30, Casa da Criança e do Adolescente) para educadores e agentes da Cultura Infância, com os diretores da companhia, Carlos Laredo e Clarice Cardell. Todas as atividades são gratuitas.

O espetáculo, direcionado a crianças de 0 a 6 anos, aborda de maneira poética o surgimento da linguagem humana. A Gruta da Garganta é uma criação inédita de teatro lírico que leva o espectador a uma aventura no interior do corpo humano para abordar, de maneira poética e onírica, o princípio da voz e do som, causando uma reflexão sobre os mistérios de comunciação. Essa trajetória, desde os primeiros balbucios até o domínio da comunicação verbal, é apresentada, tal qual uma ópera, com canto e música.

Iluminada por projeções de vídeo que ampliam sua atmosfera lúdica, a cenografia sugere os labirintos do crânio, a caverna da boca e a cova da garganta por onde as atrizes e cantoras Clarice Cardell e Aida Kellen guiarão o público numa viagem pelas ressonâncias da linguagem. A trilha sonora com composições eruditas exclusivas é do pianista ucraniano Mikhail Studyonov e a direção do espetáculo é de Carlos Laredo.

A Gruta da Garganta é um canto poético sobre os laços invisíveis entre os seres humanos, o cordão umbilical que nos guia nos caminhos escuros da vida. É a gruta da garganta que bebês e adultos compartilham a cada respiração. “O espetáculo evoca a dificuldade do ser humano de viver isolado e nossa necessidade por comunicação. E as pessoas têm, desde que nascem, as ferramentas para criar relacionamentos e para ter o entendimento da comunicação”, comenta Laredo.

O projeto de circulação, que passa ainda por Dourados (MS) e Niterói (RJ), é realizado com patrocínio da BR Petrobras Distribuidora e do Ministério da Cultura.

Fotos divulgação

 

SERVIÇO
O quê: A Gruta da Garganta
Quem: Companhia La Casa Incierta
Quando: 21 e 22 de julho (sábado e domingo), 11h e 16h
Onde: Teatro Cidade do Saber- R. do Telégrafo, s/n – Centro, Camaçari
Quanto: Grátis
Lotação: 100 pessoas

Compartilhe essa postagem