GALEOTA FAZ CAMPANHA DE DOAÇÃO PARA VOLTA DE PROCISSÃO NO PRIMEIRO DIA DO ANO

 

Há 127 anos fazendo parte da procissão marítima do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, representando um patrimônio de fé e compromisso com o povo baiano, a ‘Galeota Gratidão do Povo’, que lidera o tradicional encontro no mar anunciando a chegada do ano novo, passa por um processo de restauração e precisa da ajuda de populares para voltar a participar dos festejos, que acontecem no dia 1° de janeiro.

Em virtude disso, a Arquidiocese de Salvador lançou no mês de outubro passado, uma campanha de arrecadação de recursos para sua reconstrução, durante coletiva de imprensa realizada na sede da Devoção Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem.

Na ocasião, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger ressaltou a importância da participação popular na campanha. “Sabemos pela história que essa galeota foi construída por iniciativa do povo e com seus próprios recursos – daí seu nome: Gratidão do Povo. Portanto ela é do povo. Ela foi usada durante 127 anos e atualmente está sem condições de uso. Cabe ao povo restaurá-la. É um direito seu”, disse o arcebispo.

Além do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, também estiveram presentes o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, padre Davi Oliveira dos Santos; o presidente da Devoção, Expedito Sacramento; o presidente da Comissão Especial para Restauro da Galeota, o padre Aderbal Galvão de Sousa; o comandante da Capitania dos Portos da Bahia, Márcio Amaral e a presidente da Fundação Mário Leal, Tania Scofield.

A previsão é recuperar, até dezembro, a tradicional embarcação que desde 1892 conduz a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes durante a procissão. Em 2018, a Marinha impediu a galeota de fazer parte dos festejos por conta de problemas na estrutura física. Foi a primeira vez, em 127 anos, que a galeota não participou da festa.

 

CAMPANHA

A campanha está focada em doação financeira, de qualquer valor, a partir de um centavo (R$ 0,01), incentivada com a entrega de um certificado denominado “Preito de Gratidão”.

As doações serão feitas em nome da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela CNPJ 16.406.522/0001-28, nos seguintes bancos:

Caixa Econômica Federal – Agência: 1032; Op. 003; Conta Corrente: 2476-9 / Banco Bradesco – Agência: 3072; Conta Corrente: 8583-9 / Banco do Brasil – Agência: 2967-X; Conta Corrente: 10-8.

Quem desejar poderá utilizar o PayPal no site www.gratidaodopovo.com.br – Informações pelo telefone 71 3114-3311.

 

Equipe Canal In

Repórter: Lucas Gomes

Editor: Ricardo Henrique 

Foto: Divulgação 

Compartilhe essa postagem

Sem comentários

Acrescente o seu