Homenagem: Canal IN’dica: Irrfan Khan

Irrfan Khan, ator indiano conhecido por seu trabalho nas indústrias cinematográficas de Hollywood e Bollywood, morreu nesta quarta-feira (29), aos 53 anos, após uma prolongada batalha contra um tumor neuroendócrino. O ator estava em Mumbai, onde foi hospitalizado ontem, com uma infecção de cólon. 

Khan começou sua carreira em seriados para a televisão indiana por quase uma década. Em 2001, quando estava quase desistindo, o cineasta britânico Asif Kapadia ofereceu a ele o papel principal em “Um Guerreiro Solitário”. O filme ganhou o Bafta de Melhor Filme Britânico. Desde então, ele fez uma transição bem-sucedida para longas hollywoodianos. 

Para homenagear o legado do ator, o Canal In preparou uma lista com cinco filmes para você conferir o trabalho de Irrfan. Veja: 

1 – UM GUERREIRO SOLITÁRIO (2001) 

Sinopse: Lafcadia é um guerreiro a serviço de um senhor feudal, cobrando impostos e matando aqueles que não conseguem pagar suas dívidas. Depois de um grave incidente, ele decide abandonar sua vida de violência e passa a ser perseguido pelo antigo senhor.

Comentário: Filme ganhador do BAFTA de Melhor Filme Britânico de 2001, a obra alavancou a carreira de Khan, destacando-o para Hollywood. Aqui, ele é o protagonista da trama. Essencial para compreender a carreira do ator. 

Disponível no Google Play Filmes (para compra) 

2 – QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO? (2008)

Sinopse: Jamal Malik é um rapaz de 18 anos que teve uma infância muito difícil, lidando com a violência e a miséria na Índia. Ele é chamado para participar da versão indiana do famoso programa de TV “Quem quer ser um milionário?” e sua experiência de vida o ajuda a responder as perguntas do show. Porém a polícia desconfia da honestidade de Jamal, que deve provar sua inocência.

Comentário: Ganhador do Oscar de Melhor Filme em 2009, Quem Quer Ser um Milionário é um filme que, por si só, fez história na indústria hollywoodiana. Aqui, Khan interpreta um inspetor de polícia, responsável por ser um dos algozes do protagonista Jamal. Vale a pena conferir. 

Disponível na Netflix 

3 – O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA (2012) 

Sinopse: Peter Parker está tentando saber mais sobre sua origem. Ele encontra uma pasta que pertenceu ao seu pai e quer descobrir por que seus pais desapareceram. Sua busca o leva a Oscorp e ao dr. Curt Connors, que tem como alterego o letal Lagarto.

Comentário: Apesar desse reboot da franquia Homem-Aranha não ter funcionado, o filme tem algumas virtudes, não sendo totalmente descartável. Aqui, Khan interpreta Rajit Ratha, um cientista que acaba sendo vítima do vilão do filme.

Disponível no Google Play Filmes (para aluguel ou compra) 

4 – INFERNO (2016) 

SinopseO simbologista Robert Langdon e uma médica viajam pela Europa para deter o plano de um lunático de disseminar um vírus mortal.

Comentário: A adaptação do livro do escritor Dan Brown pode não ter agradado à todos, mas sem sombra de dúvidas representa mais um dos destaques da carreira de Irrfan, que interpreta Harry Sims, um personagem que auxilia Robert Langdon (Tom Hanks) na resolução do mistério da trama. 

Disponível na Netflix 

5 – JURASSIC WORLD (2015) 

Sinopse: O Parque dos Dinossauros está aberto para visitação, e o público tem a chance de ver de perto as mais diversas espécies. Porém, um desses animais, resultado de experiência genética, desenvolve alta inteligência e se torna uma ameaça para todos.

Comentário: Um dos grandes sucessos da carreira de Khan, tanto de crítica quanto de público, Jurassic World dispensa apresentações. Aqui, ele interpreta Masrani, fundador do parque dos dinossauros, exercendo um protagonismo ao lado de Chris Pratt e Bryce Dallas Howard. 

Disponível no Telecine Play

Equipe Canal In

Repórter / Seleção: Marco Dias

Editor: Ricardo Henrique

Fotos: divulgação

Compartilhe essa postagem