O Japão na Bahia: Festival cultura Japonesa celebra sua 12ª edição.



O evento que dura 3 dias conta com dezenas de atividades para todos os públicos.


Quando pensamos no Japão lembramos rapidamente da sua comida típica ou dos  famosos desenhos e animes que acompanharam a nossa infância. Mas o Festival de Cultura Japonesa veio para mostrar que a cultura do país oriental vai além disso. O evento Bon Odori que está na sua 12 edição iniciou suas atividades hoje (24) e vai até o domingo (26) no Parque de Exposições e Agropecuária.


Dentre as atividades artísticas e esportivas estão as oficinas de Origami, música e dança, mágica e a competição de cosplays, uma das maiores atrações do evento. E não são apenas os jovens que podem se divertir, o festival tem o espaço infantil onde são realizadas oficinas de pintura e escrita e o espaço terceira idade, com pilates e ginástica.

Fantasiada de um personagem do jogo “World for Warcraft”, a designer Fabiana Carvalhal faz cosplays desde 2005, ela contou um pouco da sua experiência: “Não me dedico totalmente porque tenho outras atividades, mas pra mim é sempre bom estar em contato, misturar e conhecer a cultura japonesa”.

Essa edição do evento tem um clima especial. Esse ano é comemorado os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, a presidente do festival, Lika Kawano, falou sobre a  importância do evento: “Apesar de não ter muitos japoneses aqui, os baianos gostam muito da nossa cultura e isso é muito incentivador, ainda mais nesse ano que se comemora os 110 anos da imigração japonesa”.

O festival segue com a sua programação no sábado e domingo trazendo muitas novidades e mostrando que mesmo a milhares de quilômetros de distância, o Japão e a Bahia andam de mãos dadas.

Fotos: Fernando Vivas / GOVBA




Equipe Canal In

Repórter Lucas Gomes

Foto personagem: Lucas Gomes / Canal In

Compartilhe essa postagem