Salvador ganha a 1ª edição da SEMANA LGBTQ+.



Parceria entre Shopping da Bahia e o site “Dois terços”, o evento contará com rodas de conversa, comunicação no mall, campanha em redes sociais e ações de impacto para valorizar a população LGBTQ+

 


A última semana de agosto será mais colorida em Salvador. Não se trata da Parada Gay nem de uma festa temática, mas de um projeto importante para o movimento LGBT. Entre os dias 28 e 31 de agosto, o Shopping da Bahia junto com o site Dois terços realizarão a primeira edição da semana LGBTQ+. O evento acontecerá no próprio Shopping e pretende dialogar com todas as gerações sobre assuntos relacionados à comunidade LGBT como casamentos, adoção, prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e o mercado de trabalho.                 

A programação contará com bate-papos e palestras e até um desfile de moda do estilista Jorge Andrade e ação “Vitrine Colorida” que acontecerão na Praça Divaldo Franco, 2º piso, com atividades fixas às 14h, 16h, 18h e 20h, sempre de forma gratuita e reunindo palestrantes e ativistas em suas áreas de atuação.                          

A ação foi idealizada após algumas conversas entre o editor do site Dois Terços, Genilson Coutinho, e a direção de marketing do shopping. Em entrevista ao Canal In, Genilson falou sobre a proposta do evento: “Como o shopping tem um público heterogêneo, vamos falar para todos e cada um vai se encontrar dentro dos temas abordados. Além de ocupar esse espaço, queremos contribuir para a redução do preconceito no nosso estado, utilizando o evento como instrumento de luta do movimento LGBT“.              

  
Antes de iniciar oficialmente o evento, o Shopping da Bahia realizará uma ação interna para seus funcionários discutindo sobre a diversidade sexual, além de ações de impacto com peças de comunicação espalhadas no Shopping para atingir o máximo de pessoas possível.

 

 

PROGRAMAÇÃO
DIA 28 (terça-feira)
14h – Comissão da diversidade da OAB Bahia – Gustavo Miranda Coutinho
15h – Sexualidade gay/lésbica adolescente em Salvador
– Caio Cerqueira – Escritor, Mestre , doutorando – Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul
– Pessoas LGBTQ com deficiências – Alon Mauricio – Psicólogo e intérprete de Libras – UFBA
16h –”Adoção por casais LGBT” – Denise Ferreira
18h – Desfile de Jorge Andrade
DIA 29 (quarta-feira)
14h – Os números da AIDS e as formas de prevenção em Salvador – Secretaria Municipal de Saúde – Helena Lima
15h – Os LGBTQ+ e o Mercado de Trabalho – Milena Passos Secretaria política das Mulheres
16h – Transfobia e Denúncia – Paulett Furacão Educadora Social – Integrante do Fórum Estadual de Politicas Publicas para população transgênero
17h – O Mercado e desafios para os empreendedores LGBTQ no Mercado
– Stylos Acessórios – Fabio Almeida
– Luiz Ramon Abdon – Blog Audácia Baiana
– Paulo Senna  – Boys Exclusive Colletions
19h – A descoberta de um filho LGBTQ+: Como lidar com essa descoberta – Famílias Pela Diversidade
DIA 30 (quinta-feira)
14h – PeP e PreP – HIV/AIDS – CEDAP Miralba Freire de C. Ribeiro da Silva – Agnaldo Junior
16h – Mulheres lésbicas e suas lutas – Bárbara Alves – Raissa Alves Gira
17h – LGBTQ e Ativismo em Redes – Beth Dantas
19h – Os LGBTQ e a Mídia – Tedson Souza – Jornalista e Mestre e doutorando  em Antropologia
DIA 31 (sexta-feira)
14h – Reconhecimento das novas formações familiares no ponto legal – Doutora Lize Borges Galvão
15h – Relatos de Experiências: GAPA Bahia e IBCM
17h – “Ideologia de Gênero” Elder Luan – UFBA
18h – Desfile e encerramento com Rainha Loulou


A outra ação será a Vitrine Colorida. Diversas marcas presentes no SDB já dialogam com o público LGBTQ+, com coleções exclusivas, produtos inspirados nas cores do arco-íris, mensagens do universo gay e um posicionamento gay friendly. As lojas de moda receberão um selo para colocar em suas vitrines coloridas.

FORMAÇÃO DA EQUIPE
Além dos clientes e lojistas, a Semana LGBTQ+ Shopping da Bahia também terá ações para seus colaboradores. No dia 23/08, uma semana antes do início do projeto, os colaboradores participaram de um workshop sobre “Diversidade Sexual”, com o professor e mestre em História Ricardo Santana.

O encontro reuniu colaboradores do shopping – próprios e terceirizados – para debater temas como identidade e gênero, sexualidade e orientação sexual, homofobia, lesbofobia e transfobia.

A palestra faz parte do Programa de Formação realizado pelo Shopping da Bahia, com a supervisão de conteúdo do Instituto IRIS desde 2017. No ano passado também foi realizada formação com o tema da Diversidade com a advogada e ativista Bruna Lorrane.



 

 

 

Equipe Canal In

Repórter Lucas Gomes

Fotos divulgação

 

Compartilhe essa postagem