ABORDANDO A AMIZADE, A SEGUNDA EDIÇÃO DO FLIPELÔ FOI LANÇADA HOJE EM SALVADOR.

 

 

 

“A amizade é o sal da vida”. Foi essa frase do ilustre escritor baiano, Jorge Amado, que marcou o lançamento da 2° edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho, A Flipelô, realizada na manhã dessa terça-feira (24) no Pestana Convento do Carmo, hotel oficial do evento, e contou com a presença da imprensa e patrocinadores.

A frase de Jorge que inicia essa matéria também é o tema da Flipelô 2018 e foi dedicada ao escritor João Ubaldo Ribeiro, homenageado da edição. Com realização da Fundação Casa de Jorge Amado (FCJA), a programação do evento será totalmente gratuita e promete satisfazer os mais variados gostos. Serão 120 atividades de 8 a 12 de agosto em 14 espaços do Centro Histórico, onde terão mesas de debate, apresentações teatrais e literomusicais, programação infantil, exposições, saraus e uma novidade: A Rota gastronômica Amado Sabores. É estimado que 50 mil pessoas participem.

 

Em pronunciamento, a diretora do FCJA, Ângela Fraga, comentou: “A Bahia tem produção literária sim, a gente só precisa ter uma oportunidade de realizar, e é o que estamos fazendo”. Também estiveram presentes no evento a filha de Jorge Amado, Paloma Amado e Emília Ribeiro, filha mais velha de João Ubaldo. Elas falaram sobre a grande amizade dos seus pais. Emocionada, Emília leu um trecho da crônica que seu pai fez para Jorge após sua morte em 2001 e desejou: “Que tenham a oportunidade de vivenciar não somente essa festa literária mas que se deixe envolver com esse amor fraterno, essa amizade que Jorge e meu pai tinham”.

Curtir a Flipelô será mais barato, acessível e seguro, isso porque, para chegar aos locais do evento, os baianos e turistas terão descontos em passagens da companhia aérea Latam, da Elite Taxi e estacionamentos com tarifa única. Além disso, descontos em 58 lojas sinalizadas com a fachada “Estou na Flipelô”. O secretário de cultura e turismo, Cláudio Tinoco, ressaltou a importância do evento “Sabemos da força de outros destinos, mas só o pelourinho, Jorge amado e outros escritores baianos podem representar uma força tão impactante dos aspectos da nossa cultura.”

A programação completa da Flipelô pode ser consultada no site: www.flipelo.com.br

 

Por Lucas Gomes – Repórter Canal In

Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

Compartilhe essa postagem