Solar Amado Bahia é reaberto e ganha Museu do Sorvete

 

Tradicionalmente um bairro que celebra os sabores gelados, a Ribeira tem um de seus casarões mais importantes revitalizado e de volta à ativa. O Solar Amado Bahia, a partir do dia 8 de maio, estará de portas abertas para visitação e com uma novidade pra lá de deliciosa: o espaço agora abriga o Museu do Sorvete, da marca Sorvetes Real.

O monumento foi inaugurado em 1904 e é tombado Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan). Após 25 anos fechado por um processo judicial, o casarão foi arrematado em leilão pelo empresário Natanael Couto, proprietário da Sorvetes Real, e reformado para, além de conservar sua estética histórico-cultural, contar e encantar o público com a história de uma das sobremesas mais antigas do mundo: o sorvete.

De maneira didática, o museu revisita séculos passados para explicar o surgimento e ascensão do sorvete, além de, através de equipamentos antigos e modernos, mostrar o processo de preparação, armazenamento e embalagem da delícia gelada. A sorveteria funciona aos fundos do local e oferece uma gama de opções.

O Solar fica localizado na rua Pôrto dos Tainheiros, 80, Ribeira, e funciona de terça à domingo das 10h às 19h. A taxa de acesso custa R$10.

 

 

Equipe Canal In 

Repórter Lucas Gomes

Editor Ricardo Henrique 

Fotos Jorge Thadeu / Divulgação 

Compartilhe essa postagem