Vidas Negras Importam: O Canal In traz dicas de filmes protagonizados por atores negros

Na última terça-feira (02), as redes sociais foram inundadas com imagens pretas seguidas da hashtag #blackouttuesday (Terça-feira do apagão, em tradução livre). A iniciativa, organizada por empresas do setor da música, teve o intuito de promover uma interrupção das atividade diárias para realizar um protesto virtual.  

Tudo isso representa as manifestação de apoio ao movimento “Black Lives Matter” (“Vidas Negras Importam”), que tem liderado protestos pelos Estados Unidos desde a morte do segurança negro George Floyd sob custódia policial. 

Para reforçar a importância do movimento, o Canal In preparou uma lista com cinco filmes que abordam a luta dos negros pelo seu reconhecimento. Vale lembrar que somos contrários à toda e qualquer forma de discriminação e prezamos pela igualdade. 

1 – FRUITVALE STATION: A ÚLTIMA PARADA(2013)

Sinopse: Oscar é um jovem carismático e muito próximo da família. Mas por ter se envolvido em problemas com a lei, passou um tempo na prisão. Agora, sem emprego e sem dinheiro, ele tenta se reerguer para sustentar a namorada e a filha deles. 

Comentário: Baseada em uma história real, o filme representa o excesso da polícia diante da abordagem, assemelhando-se até com o caso de George Floyd. A direção do Ryan Coogler e a atuação do Michael B. Jordan são os destaques do longa. 

Disponível na Amazon Prime Video

2 – ALI (2001)

Sinopse: Cassius Clay sempre impressionou a todos tanto com suas habilidades no boxe quanto com o jeito articulado e inteligente fora dos ringues. Na década de 60, ele ficou ainda mais famoso quando se converteu ao Islamismo e trocou o nome para Muhammad Ali. 

Comentário: Will Smith dá vida à Muhammad Ali, nessa cinebiografia sobre o grande lutador de boxe. 

Disponível na Amazon Prime Video

3 – INFILTRADO NA KLAN (2018)

Sinopse: Em 1978, Ron Stallworth, um policial negro do Colorado, consegue se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunica com os outros membros do grupo por meio de telefonemas e cartas, e quando precisava estar fisicamente presente, ele envia um outro policial branco em seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron fica próximo do líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.

Comentário: O longa, inspirado em fatos reais, narra a história de Ron Stallworth, o primeiro policial negro a conseguir se infiltrar na Ku Klux Klan. Repleto de homenagens à Blacksploitation, o filme de Spike Lee é uma obra necessária nesse período em que vivemos. 

Disponível no Telecine Play

4 – PRECIOSA (2009) 

Sinopse: Grávida de seu próprio pai pela segunda vez, Claireece “Preciosa” Jones de 16 anos, não sabe ler nem escrever e sofre abuso constante nas mãos de sua mãe. Instintivamente, Preciosa vê uma chance de mudar de vida quando ela tem a oportunidade de ser transferida para uma escola alternativa. Sob a orientação firme e paciente de sua nova professora, Sra. Rain, Preciosa começa a viagem da opressão para autodeterminação.

Comentário: O filme nos emociona desde o começo, sendo um relato fidedigno da vida de muitas mulheres. Apesar de ficcional, a história de Preciosa poderia ser a história de alguém que conhecemos. 

Disponível na Amazon Prime Video

5 – SIMONAL (2018) 

Sinopse: Dono de voz marcante, carisma encantador e charme irresistível, Wilson Simonal nasceu para ser uma das maiores vozes de todos os tempos da música brasileira. No entanto, após anos de sucesso conquistado com muito trabalho, suas finanças descontroladas o levam a, em um rompante de ignorância, tomar decisões que podem mudar para sempre sua carreira.

Comentário: A cinebiografia de Wilson Simonal, já comentada aqui, na resenha do filme, dispensa comentários. Intercalando momentos entre a música e o período de ditadura militar no Brasil, a obra, certamente, serve de legado para futuros artistas. 

Disponível no Telecine Play

Equipe Canal In

Repórter: Marco Dias

Editor: Ricardo Henrique

Fotos: divulgação

Compartilhe essa postagem