Gastronomia

Chef Takuyra Costa faz Moqueçoba, prato preferido de Mãe Stella de Oxóssi, na Rota Gastronômica da FLIPELÔ

A chef Takuyra Costa, que comanda o Boteco do Viajante no Pelourinho, escolheu com muito carinho, e com certeza muita saudade, o prato para colocar na Rota Gastronômica Amados Sabores da FLIPELÔ 2023. Isso porque a Moqueçoba, acompanhada de farinha e molho de pimenta, era uma das comidas preferidas de Mãe Stella de Oxóssi.

Abiã de santo assentada por Mãe Stella, última pessoa em quem a Ialorixá colocou a mão na cabeça, Takuyra Costa é filha de sangue de Manoel Victorino Costa Falefá, um dos primeiros babalorixás da Bahia, primeiro homem de Nanã, professor de língua Iorubá, uma verdadeira autoridade religiosa afro-brasileira.

O fato é que Takuyra era muito próxima de Mãe Stella e cuidou dela até quando foi possível. E sempre que dava, fazia as comidas que agradavam à Mãe.

O relacionamento entre as duas nasceu quando Takuyra foi ao terreiro para cuidar de problemas que a afetavam em um momento difícil na vida. Virou xodó não só de Mãe Stella, mas de muita gente lá de dentro, tanto que foi chamada para coordenar a Animoteca, projeto que era sonho de Mãe Stella e que nos anos de 2014 e 2015 rodou a Bahia levando muitos livros e a mensagem de tolerância religiosa que representava tão bem o pensamento da Ialorixá.

A Animoteca era montada num ônibus super bem equipado com uma biblioteca, sala de vídeo, espaço para palestras, cursos, oficinas e até uma salinha de meditação. No acervo, além de literatura sobre o candomblé, grandes livros de muitas outras religiões. Não se servia Moqueçoba na Animoteca, mas era possível saber as histórias da criação do mundo nas diferentes versões de muitas culturas e religiões.

Takuyra Costa é famosa como chef de cozinha especializada nas preciosidades do Recôncavo baiano. Na Maniçoba então, é ela rainha. Já fez para o Maniçoba Hype, para o Festival NaLata, para a Lavagem de La Madeleine na França… mas no final das contas a maniçoba mais saborosa que ela já fez na vida (ela confessa) sempre foi aquela temperada com o amor de uma filha, para agradar em cheio a sua mãe querida.

A culinária tem um lugar especial na Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ, que acontece de 9 a 13 de agosto, no Centro Histórico da capital baiana. Inspirada no livro ‘A Cozinha Africana da Bahia’, de Guilherme Radel, a Rota Gastronômica Amados Sabores terá a participação de 41 bares, restaurantes, cafeterias e lanchonetes do Pelourinho, Carmo e Santo Antônio Além do Carmo, e contará ainda com a participação da Casa do Benin e do Restaurante do Senac, que produzirão pratos com preços especiais.

Boteco do Viajante (Rua Maciel de Baixo, nº 15, Pelourinho) – Moqueçoba, acompanhada de farinha e molho de pimenta – R$ 65

Equipe Canal In
Repórter | Editor: Ricardo Henrique
Fotos: Antonello Veneri