Social

Ação une Gastronomia à Sustentabilidade eComunidade está tendo aulas de aproveitamento integral dos alimentos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a manipulação de alimentos é responsável por até 26% dos casos de doenças causadas por alimentos contaminados. Para mudar essa realidade e compartilhar conhecimentos com a comunidade sobre manuseio adequado e preparo dos alimentos, o projeto GARFO-Centro Gastronômico, acontece em todo país, nas unidades da Estácio que ofertam o curso de Gastronomia. “A finalidade deste projeto é fomentar a vivência prática dos graduandos/monitores do projeto e abolir o prejuízo ambiental às más práticas ”, dentre outras, pontua a professora de Gastronomia Maria Helena Motta.

O projeto já está na terceira edição. Este semestre, mulheres da comunidade de Itapuã foram contempladas com as aulas gratuitas. O conteúdo programático do projeto GARFOrma, que é uma ação do GARFO, inclui três encontros com temáticas distintas. No primeiro deles, as participantes aprendem sobre Boas Práticas de Manipulação dos Alimentos. A segunda aula Faça e Venda é dedicada a dicas práticas de como fazer receitas simples e práticas na cozinha que podem se tornar uma receita extra para as famílias. “Fizemos receitas baratinhas para que elas possam aprender e vender na sua comunidade”.

O último encontro é focado no Aproveitamento Integral dos Alimentos. “Assim como estimular a geração de renda, este é um ato sustentável também porque elas aprendem que muito do que vai para o lixo, tem valor nutritivo e pode ser aproveitado, diminuindo assim o impacto ambiental, inerente ao setor, com geração de resíduos orgânicos”, destaca Maria Helena, que promete ensinar na próxima aula o aproveitamento integral da melancia e da banana. “Da parte verde da melancia pode ser feita uma farofa, da parte branca um refogado salgado. E com a polpa, suco”, detalha a gastrônoma.

Serviço:
O que? GARFOrma
Quando? 01 de novembro, 14h30
Onde? Laboratório de Gastronomia. Campi Gilberto Gil – Rua Xingu, n 179 – Stiep.
Quanto? Aulas gratuitas. Esta turma já está fechada. Turmas futuras com inscrição prévia)
Como? Mais Informações (71) 2107-8239 (Ligação e WhatsApp)

Equipe Canal In
Repórter | Editor: Ricardo Henrique
Foto: assessoria