Participantes de 14 estados acompanharam quatro dias de programação
Palco do evento mais importante do mercado audiovisual da região, o NordesteLAB realizou, em Salvador, quatro dias de programação com mesas, rodadas de negócios, clínicas jurídicas e masterclasses. Essa é a primeira vez em formato presencial, após a pandemia da Covid-19.
“A edição de 2023 foi muito proveitosa. A gente retornou ao presencial, a ter as pessoas aqui em Salvador novamente. As nossas mesas foram super interessantes, inúmeros projetos apresentados e conexões entre profissionais das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste com players de todo o país. O audiovisual da macrorregião CONNE sai mais fortalecido e a gente já espera ansioso pela edição do ano que vem”, avalia Gabriel Pires, coordenador geral do NordesteLAB.
O evento foi realizado de 05 de dezembro, no Cine Glauber Rocha, e de 06 a 08 de dezembro, no Goethe Institut, em Salvador. Além da produção audiovisual do Nordeste, o NordesteLAB também busca o fomento das produções realizadas nas regiões Norte e Centro-Oeste. A cineasta Margarete Jesus participou do NordesteLAB da edição online, em 2021. Na abertura oficial do evento, na terça-feira (05), no Cine Glauber Rocha, pode assistir seu curta-metragem “Além da Cancela” pela primeira vez na tela de um cinema. “Eu sou muito grata ao NordesteLAB. Grata porque a partir do NordesteLAB eu consegui fazer conexões com pessoas que contribuíram muito para que meu filme esteja sendo exibido aqui. Eu espero que seja o início e que a nossa parceria dure por muito tempo. Assim, o NordesteLAB faz parte da minha história.”
Em sua 8ª edição, o NordesteLAB é apresentado pelo programa Salcine, uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, viabilizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e conta com o apoio do Sebrae-BA e Projeto Paradiso. “O NordesteLAB é uma peça fundamental no nosso programa municipal de audiovisual, que traz players do Brasil inteiro e agora também internacional. O evento consegue abraçar os empreendedores, artistas e talentos locais, colocar todo mundo na mesma mesa, com discussões de altíssimo nível. Então, esse é um evento fundamental para o Brasil e que a gente tem muito orgulho de estar hospedando em Salvador e também de poder apoiar enquanto Secretaria de Cultura”, comenta Pedro Tourinho, Secretário de Cultura e Turismo de Salvador.
Ponto alto na programação do NordesteLAB, as Rodadas de Negócios conectaram profissionais audiovisuais das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste a grandes players do mercado audiovisual. Este ano, foram mais de 1.600 envios de projetos de 14 estados brasileiros para análise dos 26 players participantes, como: Globo Filmes, GloboPlay, Telecine, Canal Brasil, Downtown Filmes, Vitrine Filmes, entre outros.
Ao todo, participantes de 14 estados da macrorregião CONNE (Centro-Oeste, Norte e Nordeste) participaram da programação, entre eles Weslley Oliveira, de Teresina, no Piauí. “Eu acompanho o NordesteLAB já tem um tempo. Na pandemia, participei da edição online, então é muito diferente da edição de agora. O contato olho no olho, as trocas também, além dos espaços institucionais. Então, eu acho que é totalmente diferente, assim, é outro momento de troca, é outra coisa. O que é ainda melhor.”
Outra participante que veio de longe para prestigiar o NordesteLAB foi Rayo Machado. De Belém do Pará, a roteirista ganhou o prêmio de pitching do MATAPI – Mercado Audiovisual do Norte, que deu direito a uma passaporte para as rodadas de negócios do NordesteLAB. “As perspectivas são as melhores, porque tem vários players aqui. É que a gente pode apresentar o projeto e ouvir um feedback a respeito. Então, é só felicidade. Muito feliz também de estar aqui no NordesteLAB, fortalecendo essa conexão no Centro-Oeste, Norte e Nordeste, que é bem importante para o audiovisual no Brasil”, comenta Machado.
De Goiânia (GO), Camila Nunes é Diretora da Lanterna Mágica – Hospital de Projetos Animados e veio em busca de projetos voltados para a animação. “Tem muitas produções de qualidade aqui no Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Eu recebi projetos maravilhosos. As rodadas de negócios foram incríveis, conheci muitas coisas. Eu acho que essa parceria daqui foi só a primeira, que pode desenvolver muitos frutos, muitas coproduções e de desenvolvimento.”
Com a possibilidade de conectar projetos ao mercado audiovisual internacional, a Ashé Ventures, produtora criada pelos atores Viola Davis e Julius Tennon, fizeram sua estreia na indústria cinematográfica participando das Rodadas de Negócios do NordesteLAB. Maurício Mota, presidente e sócio da Ashé Ventures, também participou de um bate-papo aberto ao público no Teatro do Goethe Institut.
“O NordesteLAB é o nosso primeiro evento desde o lançamento, aqui em Salvador, há 1 mês atrás. A gente está muito feliz de ter participado desse evento. Eu fiquei muito surpreso com a qualidade e a quantidade de novos talentos, de realizadores consolidados também do mercado nordestino, do mercado baiano, contando histórias incríveis e projetos de filme, de animação, de DOC e série, falando da diáspora africana, falando de Sertão, falando Recôncavo baiano. É baianidade muito forte e muito entusiasmo com o que a gente está planejando em fazer na Bahia, em Salvador”, avalia Maurício Mota.
Um dos destaques da programação do NordesteLAB foi um encontro de produtores independentes com executivos de Conteúdos Originais e Aquisição da Netflix Aline Lourena e Gabriel Gurman.
“É um prazer estar aqui nessa edição do NordesteLAB. A vinda da Netflix é um pliar da nova estratégia de pluralizar, diversificar e não só os gêneros de filmes, mas também o acesso desses filmes a um público maior e também a entrada de produtoras fora do eixo. Então, é uma tentativa de aproximação, de desmistificar sobre o que acontece dentro da plataforma, de como submeter projetos, em como pensar em tendências não apenas hoje, mas o que vai ser interessante daqui a dois anos. São vários estados muito ricos e o que a gente está fazendo é correr atrás do tempo. Esperamos receber muitos projetos a partir desse encontro”, explica Aline Lourena.
Durante a 8ª edição do NordesteLAB, foram realizadas mesas temáticas, que discutiram diversos assuntos do mercado audiovisual. O evento contou com a participação de representantes de instituições públicas e empresas privadas, como o Diretor da ANCINE, Paulo Alcoforado; a Diretora de Conteúdo e Programação da EBC, Antônia Pellegrino; o Diretor de Formação e Inovação da Secretaria de Audiovisual do MinC; e a Diretora de Conteúdo Roteirizado da Warner Bros. Discovery, Sílvia Fu Elias e Diretor Nordeste CONNE, Maurício Xavier.
Além das mesas e palestras, também foram realizadas masterclasses ministradas por participantes da Rede Paradiso de Talentos, que faz parte da ação Paradiso Multiplica, e pela Associação Brasileira de Música e Artes (Abramus).
Equipe Canal In
Repórter | Editor: Ricardo Henrique
Foto: Jefferson Dias