Teatro

Com espetáculo “5 Segundos”, instituição abre conversa sobre o encontro entre Arte e Ciência Médica, no Teatro Jorge Amado

A Afya, uma das maiores redes de educação da área médica do país, realiza no dia 12 de agosto, a partir das 18h30, no Teatro Jorge Amado (Pituba), o I Seminário Afya de Arte e Medicina. O evento é voltado para estudantes do ensino médio interessados na área de saúde, e tem o propósito de promover um amplo debate sobre as conexões entre Arte e Medicina e os múltiplos aspectos que envolvem o conceito de Saúde.

O ponto de partida para as discussões será a apresentação do espetáculo teatral “5 Segundos”, que recria o ambiente da metade do século XX estendendo o relato de uma cena que teve duração de apenas cinco segundos, transformando o episódio em uma encenação com quase uma hora de duração.

De acordo com os organizadores do evento, a proposta é utilizar o recurso artístico, o lúdico, para estimular a reflexão e compreensão sobre História, conflitos sociais e como a ideia de saúde foi sendo desenvolvida ao longo do tempo, além de também estabelecer conexões entre os dramas das sociedades provocados pelas lutas por poder e sobrevivência.

Os ingressos para o I Seminário Afya de Arte e Medicina estão disponíveis no portal Sympla. Os estudantes também podem adquirir as entradas utilizando os códigos de gratuidade dos professores participantes, na própria plataforma.

O espetáculo – Com promoção do Escritório do Pensamento, “5 segundos” é uma obra escrita pelo professor, historiador e dramaturgo Ricardo Carvalho. A peça já foi assistida por mais de 10 mil pessoas em inúmeros palcos da Bahia, incluindo um encontro épico com o público na sala principal do Teatro Castro Alves (TCA), em 2022. “5 segundos” apresenta o enredo de um caso real de um soteropolitano que conheceu o drama da morte violenta sob o frio, a fome e a insegurança.

A participação dos professores busca transformar Arte em conhecimento e repertório para os estudantes que vão prestar o processo seletivo para o ingressar no ensino superior de medicina no próximo semestre.

A interligação entre arte e educação é um aspecto importante para a formação integral dos indivíduos. A arte, em suas diversas formas, estimula a criatividade, o pensamento crítico e a sensibilidade, competências fundamentais no processo educacional. Segundo o Professor Ricardo Carvalho, “quando a arte é integrada ao currículo escolar, os estudantes têm a oportunidade de explorar e expressar suas emoções, além de desenvolver habilidades cognitivas e sociais. Esse contato promove um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e engajador, permitindo que os alunos se envolvam ativamente no processo educativo e construam um conhecimento mais profundo e significativo”.

Além disso, afirma o professor é autor teatral, “a inclusão da arte na educação fomenta a valorização da diversidade cultural e histórica. Por meio da arte, os estudantes têm a chance de conhecer diferentes culturas, épocas e perspectivas, enriquecendo seu entendimento do mundo e de si mesmos. Essa interconexão contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e críticos, capazes de apreciar e respeitar a pluralidade cultural. Portanto, ao promover esse evento, a Afya, além de se apresentar para os estudantes da Bahia, tenta promover a junção de arte e educação não apenas potencializando o aprendizado acadêmico, mas também revelando o seu papel na formação de indivíduos mais completos, criativos e preparados para os desafios do século XXI.

No elenco do espetáculo, Felipe Velozo, que esteve recentemente em dose dupla na programação da Rede Globo, vivendo o bancário Tomás em “Mar do Sertão” e o jogador de futebol Joca Neto em “Família Paraíso”. Na HBO, Velozo compõe o elenco da série “Vale dos Esquecidos”. Na Amazon, dá vida ao personagem Marlon, em “Eleita” e também está em cartaz na série “Irmãos Freitas”. No cinema, esteve no elenco de “Marighella”, dirigido por Wagner Moura, e na primeira parceria internacional, “Perros” e em “Sol”, de Lô Politi.

Premiado duas vezes na categoria melhor ator no prêmio Braskem de teatro (2013 com “Entre Nós” e 2017 com “Egotrip”), Igor Epifânio também faz parte da trinca de atores de “5 Segundos”. Com grande experiência nos palcos, Epifânio já se apresentou em quase três dezenas de cidades em três países.

Marília Carvalho é o toque marcante e feminino em “5 Segundos”, a única a interpretar mais de um personagem na trama. Além disso, também assina a produção do espetáculo. Como atriz, tem passagens em “As contadoras de histórias”, “Ativistas da Paz”, além dos filmes “Deveras”, “Serrano”, “Minha Praia”, “O que é o Amor”. Em 2023, fez parte do elenco do docudrama “Caminhos da Liberdade”, sobre a independência do Brasil na Bahia.

Os diretores Ricardo Carvalho, Alan Miranda e Daniel Arcades, que dirigiram o espetáculo a “seis mãos”, têm uma trajetória de sucesso no teatro, cinema e TV.

Os professores convidados – Digenal, Rogério Bartilotti, Tacyana Bomfim e Karina Alem, respectivamente de Biologia, Atualidades e Redação, trarão o elemento científico ao encontro provocando reflexões e trazendo repertórios sobre o tema que auxiliem os jovens nas provas de seleção para o ensino superior de Medicina e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os mestres, que estão entre os maiores nomes nas suas disciplinas na Bahia, têm larga experiência em eventos neste formato e são referência em aprovação nos vestibulares e Enem.

SERVIÇO
O quê: I Seminário Afya de Arte e Medicina
Quando: 12 de agosto, às 18h30
Onde: Teatro Jorge Amado (Pituba)
Ingressos e Convites: Sympla

Equipe Canal In
Repórter | Editor: Ricardo Henrique
Foto: enviada pela assessoria