Teatro

Cia de Teatro da UFBA traz clássico protagonizado pela atriz brasileira Ítala Nandi

A Companhia de Teatro da UFBA coloca em cena no Teatro Martim Gonçalves, de 06 a 29 de setembro, de sexta a domingo, às 19h, a peça “A Visita da Velha Senhora”, com texto do dramaturgo suíço Friedrich Dürrenmatt, dramaturgia de Cleise Mendes, direção de Gil Vicente Tavares e no papel principal a grande dama do teatro brasileiro Ítala Nandi, que está em Salvador como professora visitante de Notório Saber da Escola de Teatro da UFBA. Além de Ítala Nandi, no elenco, nomes como Frank Menezes, Rui Manthur, Lúcio Tranchesi e Celso Jr. As sessões são gratuitas e abertas ao público, com senhas distribuídas no dia do espetáculo, uma hora antes da sessão. Sujeito à lotação da sala.

Em “A Visita da Velha Senhora” uma bilionária volta à sua falida cidade de Barro Mole, 45 anos depois de ter sido expulsa, imensamente grávida, pobre, e tratada como uma reles prostituta. Todos se preparam para receber a visita da velha senhora na esperança de que ela ajude a cidade com alguns milhões. Ela oferece mais, um bilhão, mas com uma condição extremamente cruel: que matem o homem que a engravidou e humilhou. A população, então, entra num conflito moral e tudo começa a desmoronar. A partir deste mote, um dos maiores clássicos da literatura mundial vai, cruelmente, desnudando a hipocrisia, a ganância, a maldade e a canalhice do ser humano.

Uma das maiores obras de todos os tempos, escrita em 1955, montada ao redor do mundo seguidamente, “A Visita da Velha Senhora” trata de temas como a justiça, a vingança e a culpa, abordados com humor, ironia e cinismo. Um texto atemporal, segundo o diretor Gil Vicente Tavares, que na adaptação batizou a cidade com o nome de “Barro Mole”, numa alusão ao nome original que remetia às palavras estrume e esterco. 

“Salvador sempre foi vanguarda na montagem de grandes clássicos do teatro, com grandes atores em cena.  Ítala Nandi está aqui como professora de Notório Saber. Um dia encontrei com ela na Escola de Teatro e perguntei se ela topava a interpretar a velha senhora. Ela ficou emocionada, me disse que sempre adorou o texto e aceitou e eu fiquei muito honrado,  revela Gil Vicente que conta que leu este texto há mais de 20 anos e ficou encantado na época, mas que achava a possibilidade de monta-lo muito remota. “Cada dia de ensaio vou vendo a complexidade do texto e fico mais encantado”, completa ele

Ítala Nandi – Vivendo na Bahia desde o começo deste ano, Ítala Nandi é uma das grandes atrizes brasileiras de sua geração. Para ela, interpretar a Velha Senhora está sendo uma experiência maravilhosa, inesperada também, já que ela não imaginava ser intérprete deste personagem grandioso. “O texto é de uma atualidade absurda, inacreditável, parece que o tempo retrocedeu e não avançou, porque as questões que se colocam sobre a justiça, sobre os direitos humanos, como tratar das pessoas, o que significa uma cidade pequena, como ela é conduzida, isso é uma coisa inacreditável. A atualidade desse texto é muito grande… e eu diria… tragicamente… o nosso tempo regrediu”, conclui a atriz.

SERVIÇO:

A VISITA DA VELHA SENHORA

Teatro Martim Gonçalves – Canela

De 06 a 29 de setembro/24

De sexta a domingo 19h

Sessões abertas ao publico

As senhas serão distribuídas no dia do espetáculo 01 hora antes da sessão.

Sujeito à lotação da sala.

Equipe Canal In

Repórter: Lucas Gomes|Editor: Ricardo Henrique

Foto: divulgação

admin

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário