Salvador sediará o 11º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial & Conferência Internacional de Turismo Criativo. A abertura oficial será nesta segunda-feira (2), às 14h, no Cine Glauber Rocha, no Centro, e contará com a presença de autoridades, como o prefeito Bruno Reis e o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.
A programação se entende até o dia 5 com a realização de palestras, debates e painéis, na Casa das Histórias, no Comércio. Promovido pela Prefeitura de Salvador, pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e pela Creative Tourism Network, o evento tem o tema central: “Turismo Criativo, Patrimônio Vivo: Inovação e Parcerias para Revitalizar Cidades Históricas e Patrimônio Mundial”.
Em sintonia com os desafios da comunicação contemporânea, o evento também terá um olhar atento para a comunicação em sítios de patrimônio. Serão debatidas estratégias para melhorar a sinalização e a criação de centros de interpretação eficazes, facilitando assim a compreensão e apreciação do público pelo patrimônio.
Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a valorização do patrimônio cultural através da Integração entre Turismo Criativo e Patrimônio Mundial, o encontro reunirá gestores públicos e privados, pesquisadores, especialistas e profissionais de diversas áreas para trocar experiências e debater soluções criativas para os desafios atuais.
Para o diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Gegê Magalhães, o evento será um marco para a cidade de Salvador e para o Brasil, incentivando um turismo mais criativo, inclusivo e alinhado com os objetivos globais de sustentabilidade. “Serão quatro dias de debates sobre a integração entre o turismo e economia criativa, aprimoramento da comunicação nos patrimônios, compartilhamento de cases de sucesso e oficinas técnicas interativas”, frisa.
A abertura também terá a presença de Hermano Queiroz, superintendente do Iphan na Bahia; de Cleber Rodrigues, gerente de Marketing da Infraero; além de representantes do Ministério da Cultura, Ministério do Turismo, Unesco, Embratur, Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Creative Tourism Network Organização dos Estados Ibero-americanos no Brasil (OEI) e Sebrae.
Inscrições – O evento traz debates sobre “Títulos Globais, Impactos Locais: Estratégias Para Preservar Patrimônio, Promover Turismo e Fomentar a Economia Criativa”, “Patrimônio Cultural como Propulsor da Economia Criativa e de Destinos Criativos”, “Protegendo o Patrimônio – Mudanças Climáticas e Mitigação dos Impactos” e “Tecnologia, Inclusão e Acessibilidade em Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial”. As inscrições e informações sobre a programação estão disponíveis no site https://cidadeshistoricas.cnm.org.br/.
Equipe Canal In
Repórter / Editor: Ricardo Henrique
Foto: Valter Pontes/Secom PMS