Últimas Notícias

Projeto Aquário Cultural em Movimento realiza dia 18 de dezembro Baile de Dança de Salão

Evento, aberto ao público e gratuito, ocorrerá no Circo Picolino e contará com mostra artística de adolescentes e pessoas da terceira idade contempladas pela ação 

Durante seis meses, o projeto Aquário Cultural em Movimento ocupou às instalações da Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com formações em dança para jovens, adolescentes e idosos, beneficiando cerca de 100 pessoas adjacentes do bairro do Cabula. Idealizada pelo bailarino, coreógrafo e produtor cultural Marcelo Galvão, a iniciativa realizará no próximo dia 18 de dezembro o Baile Salão em Movimento, das 16h às 18h, no Circo Picolino, com apresentações artísticas de danças de salão e contemporânea resultantes das oficinas e de artistas convidados.

O encontro, que é um momento festivo que une arte, dança e memórias, conta com intérpretes de Libras. “Aquário Cultural em Movimento” é um convite para um mergulho profundo na expressividade corporal e na cultura local do Cabula e seus arredores, abrangendo moradores do São Gonçalo, Tancredo Neves, Beiru, Saboeiro e Pernambués. 

O projeto buscou durante seis meses proporcionar mudanças sociais através da arte da dança. As oficinas de dança de salão para a terceira idade, que contaram com aulas de condicionamento físico, foram ministradas por Joattam Costa, bailarino e coreógrafo. As aulas foram conduzidas para jovens e adolescentes conduzidas pela bailarina e coreógrafa Jenni Costa. Quem assumiu a direção pedagógica,  Tarcio Silva, educador físico com mestrado em gerontologia, todos moradores do Cabula. 

Com direção geral e artística de Marcelo Galvão, através da MG Produções, o Aquário Cultural resiste há mais de uma década no bairro do Cabula, transformando-se em um centro cultural de referência a comunidade, sendo espaço para recepção de projetos como residências artísticas, aulas de dança para a comunidade e espaços para grupos e artistas independentes. 

Vale pontuar que as apresentações  já teve uma primeira edição no teatro da UNEB, no último dia 11 de dezembro, com a presença de cerca de 300 pessoas. O projeto “Aquário Cultural em Movimento” foi contemplado pelo edital Territórios Criativos – Ano II, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Equipe Canal In

Repórter / Editor: Ricardo Henrique

Foto: ascom