De 19 a 24 de junho, a cidade do interior baiano vai receber grandes nomes da musica nordestina
O São João em Cruz das Almas, município do Recôncavo Baiano é um dos destinos mais procurados durante os festejos juninos na Bahia. Neste ano, a festa está marcada para acontecer entre os dias 19 e 24 de junho, prometendo atrair milhares de turistas e moradores.
A cidade vive intensamente o clima junino. Durante todo o mês de junho, Cruz das Almas se transforma para receber visitantes da Bahia, do Brasil e até de outros países. Ruas enfeitadas com bandeirolas coloridas e decoração temática, mesas fartas com pratos típicos à base de milho, amendoim e laranja, além de muito forró garantem o charme especial do evento.
A programação musical do São João de Cruz 2025 no Circuito Luiz Gonzaga, que é o circuito principal da festa na cidade, com shows durante a noite, acontecerá de 20 a 24 de junho, contará com grandes nomes do forró e do sertanejo, como: Wesley Safadão, Simone Mendes, Lauana Prado, Nattan, Natanzinho Lima, Leonardo, Mari Fernandez, Zé Vaqueiro, Vitor Fernandes, Xand Avião, Tarcísio do Acordeon, Dorgival Dantas, Léo Foguete e Santanna, O Cantador. A grade completa foi divulgada nesta quarta-feira (26), num evento exclusivo para imprensa de todo o estado, num restaurante em Salvador, onde nosso site se fez presente.
Com uma mistura de tradição e inovação, o São João de Cruz tornou-se, uma das maiores e mais bem organizadas festas juninas do país, movimentando a cultura, a economia e o turismo da região.
Confira a programação completa:
DIA 20 DE JUNHO
Natanzinho Lima – Leonardo – Chambinho do Acordeon – Forrómetal – Will Coelho – Breno Ferreira
DIA 21 DE JUNHO
Simone Mendes – Mari Fernandez – Zé Vaqueiro – Acarajé com Camarão – Rasga Tanga – Sarapatel com Pimenta
DIA 22 DE JUNHO
Xand Avião – Launa Prado – Vitor Fernandes – Dorgival Dantas – Fábio Carneirinho
Felipe Ramos
DIA 23 DE JUNHO
Wesley Safadão – Santanna, O Cantador – Eric Land – Danniel Vieira – Jefinho Dias – Deu Xote
DIA 24 DE JUNHO
Nattan – Tarcísio do Acordeon – Léo foguete – Toque dez – Alcymar Monteiro
O São João de Cruz é mais do que uma festa, é uma experiência cultural. A cidade inicia as comemorações juninas já no dia 31 de maio, com a abertura oficial da temporada de festas. Neste dia acontecerá o evento Vem São João, na Praça Senador Temístocles, com apresentações culturais, quadrilhas, grupos musicais e uma queima de fogos simbólica. Em seguida, a festa continua no Esperando o São João, que também ocorre na mesma data, pela noite, na Rua Rio Branco, com shows de artistas locais e regionais.
Para quem deseja curtir a festa durante o dia, o Circuito Oton Silva, na Praça Senador Temístocles, oferece uma experiência para toda a família. A programação acontecerá entre os dias 19 e 24 de junho, com músicos e manifestações culturais cruzalmenses se apresentando desde a manhã. O espaço contará com decoração temática, ambientes instagramáveis, feiras de agricultura familiar e artesanato, além de mais de dezenas de atrações musicais.
Já para as crianças, o Arraiá do Laranjinha contará com apresentações de quadrilhas juninas escolares, brincadeiras e comidas típicas, também na Praça Senador Temístocles. O evento ocorrerá nos dias 15 e 16 de junho, das 9h às 12h e 14h às 17h.
Novidade implementada no ano passado, o Circuito Murilo Sena acontecerá durante dois dias na Rua Rui Barbosa, também conhecida como Rua da Estação. O espaço funciona como uma matinê junina com apresentações musicais e manifestações culturais, ampliando ainda mais as opções para o público.
Além de tudo isso, mais de 15 blocos juninos animarão as ruas de Cruz das Almas ao longo dos dias de festa, resgatando a tradição cultural e consolidando a cidade como um verdadeiro polo dos festejos de São João na Bahia.
Encerrando o mês de festas, a tradicional celebração de São Pedro, chamada de Casamento do Seleão, acontecerá no final de semana seguinte ao São João, nos dias 28 e 29 de junho na Praça Seleão, no bairro Coplan. Neste ano, a festa celebrará sua 30ª edição.
O evento é um dos principais motores econômicos da região. Em 2024, a Prefeitura de Cruz estimou que a festa movimentou mais de R$ 50 milhões em toda a cadeia produtiva do município, incluindo a agricultura familiar.
Para o prefeito Ednaldo Ribeiro, os festejos juninos simbolizam o que há de melhor na cidade. “A população espera o ano inteiro por esse momento, não só para curtir a festa, mas também porque é um período de muitas oportunidades. Do pequeno produtor rural até os artistas locais que também se apresentam no arraiá ou em outros eventos juninos, todos são beneficiados com a geração de renda da época”, comentou.

Os números da edição do ano passado impressionam:
– Crescimento de mais de 50% nas vendas do comércio local;
– Ocupação hoteleira em 100%, com aumento de mais de 30% nos aluguéis de imóveis por temporada;
– Geração de mais de 2.000 empregos temporários, representando um crescimento de 50% em relação ao ano anterior;
– 500 mil pessoas durante os festejos juninos, com uma média de 90 mil por dia no Circuito Luiz Gonzaga.
– Recorde de mais de 106 mil pessoas no circuito da festa, segundo a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, superando as festas de Salvador, Irecê, Jequié e Serrinha.
Equipe Cana ln
Repórter: Lucas Gomes
Editor: Ricardo Henrique
Foto: ascom Prefeitura de Cruz das Almas