Música

Grupo de Percussão da UFBA apresenta espetáculo “Águas Ancestrais” na Casa do Benin

Evento integra a programação do Novembro Negro com entrada gratuita

O Grupo de Percussão da UFBA apresenta o espetáculo “Águas Ancestrais” no próximo dia 8 de novembro, às 14h, na Casa do Benin (Pelourinho). Com coordenação do professor Aquim Sacramento, o concerto oferece uma experiência artística que valoriza e reflete sobre a importância do Novembro Negro, do Dia da Consciência Negra e das diversas camadas da luta antirracista na Bahia e no mundo.

O repertório traz arranjos especiais de clássicos da música baiana, incluindo obras do BaianaSystem e de Miltão, Ilê Ayê, além de composições originais de alunos e alunas de percussão da Escola de Música da UFBA. A apresentação coloca em evidência elementos da cultura afro-baiana, tão presentes no cotidiano soteropolitano, promovendo uma verdadeira imersão sonora nas raízes africanas que moldam a identidade cultural da Bahia.

Este espetáculo é mais do que um concerto, é uma celebração da resistência, da ancestralidade e da força da cultura negra baiana. Através da percussão, conectamos passado e presente em uma experiência sensorial transformadora“, destaca Aquim Sacramento, coordenador do grupo.

Equipe Canal In

Repórter / Editor: Ricardo Henrique

Foto: ascom