CRÍTICA IN DO FILME “OBSERVADORES” (THE VOYEURS, 2021) 

The Voyeurs explora os limites morais da arte de bisbilhotar a vida alheia

Você já parou pra observar a vida do seu vizinho pela janela da sua casa? Sabe quando bate aquela curiosidade em saber o que o outro está fazendo, mesmo que isso seja moralmente errado?

Dá pra dizer que bisbilhotar faz parte do instinto mais primitivo da natureza humana: a vontade de querer cuidar da vida alheia. Todos nós temos um lado que adora uma fofoca sobre a vida do outro. E não há nada de errado nisso, por vezes, chega a ser uma conduta saudável.

O problema, contudo, existe quando essa postura se torna uma obsessão, um desejo compulsivo em querer saber sobre a vida alheia.

The Voyeurs, novo filme da Amazon Prime Video, explora justamente esse lado mais obsessivo da curiosidade humana, apelando para o lado mais sexual da coisa. 
Na história, Pippa (Sydney Sweeney) e Thomas (Justice Smith) são um jovem casal que acabou de realizar o sonho da casa própria, passando a morar juntos.

Mas, logo na primeira noite, eles percebem que o casal que mora em frente à casa deles não estão nem um pouco preocupados com a privacidade, transando no meio da sala, à vista de quem quiser acompanhar.  

E o que parecia uma mera curiosidade por parte de Pippa, logo se transforma em uma obsessão, um desejo por viver o que o casal de vizinhos vive.

Essa trama, que a princípio parece simples, se desenrola em uma série de reviravoltas e tensões sexuais esquisitas e, até mesmo, cativantes.

Claro, há um lado doentio por trás de toda essa obsessão na vida sexual do casal de vizinhos vivido por Ben Hardy e Natasha Liu Bordizzo, mas um filme que consegue criar uma tensão erótica em um exame de vista merece alguma consideração.

Sydney Sweeney, nesse ponto, merece um destaque especial, pois transita da garota ingênua e sem “ambição” para uma femme fatale em questão de minutos, nos fazendo acreditar em todo o poder que a protagonista tem nas mãos. Anotem o nome dessa atriz, pois ela tem se revelado a mais nova “bond girl” de Hollywood (mesmo sem nunca ter aparecido em um filme do 007 – por enquanto). 

A história, notadamente inspirada na trama de Hitchcock (Janela Indiscreta), certamente subverte ao entregar uma das melhores reviravoltas em filmes desse gênero mais voltado para o “soft porn”.

Qual o motivo que te leva a observar a vida do próximo? Desejo, proximidade, curiosidade? Ou uma simples necessidade de saber o que acontece ao seu redor? Mas será que você também não está sendo observado?

The Voyeurs promove uma reflexão sobre a postura de bisbilhotar a vida alheia, ainda que se revele absurda demais para ser verdade. 

FICHA TÉCNICA: 

Título Original: The Voyeurs 

Duração: 1h e 56 minutos

Direção: Michael Mohan

Elenco: Sydney Sweeney, Justice Smith, Bem Hardy, Natasha Liu Bordizzo e outros. 

Disponível na Amazon Prime Video

Nota: 7,5/10

Equipe Canal In

Repórter: Marco Dias

Editor: Ricardo Henrique

Fotos: divulgação

Compartilhe essa postagem