Novela Negra é tema de debate no Instituto Cervantes

Programação virtual acontece de 17 de setembro a 1º de outubro de 2021

Os leitores interessados na novela negra, gênero literário conhecido também como literatura noir que mistura terror, mistério e elementos policiais, detetives e investigações, terão acesso gratuito a um evento promovido pelo Instituto Cervantes. O centro de cultura e idioma espanhol realiza um ciclo de atividades sobre o tema de 17 de setembro a 1º de outubro em plataforma virtual. O objetivo é homenagear o estilo literário, com mais de um século de existência, e que dia após dia ganha leitores, escritores e espaço de promoção e divulgação. 

Aspectos acadêmicos e promocionais, vinculação com o cinema e bate-papo com criadores de diferentes nacionalidades e com ideias e desenvolvimentos argumentativos também distintos configuram as três atividades previstas. O universo da narrativa denominada novela negra tem conquistado espaço nos últimos anos por meio dos múltiplos festivais e tem sido apoiado por uma infinidade de editoras que apostam no gênero.

Os convidados para esta ocasião são autores, críticos, professores que dedicaram parte do seu tempo à novela negra e que criaram personagens, eventos e textos de referência para o gênero. Com a mediação do professor Paulo Thomaz, da Universidade de Brasília, serão apresentados os trabalhos do colombiano Gustavo Forero, professor, autor e criador de Medellín Negro, na Facultadde Comunicaciones y Filología da Universidad de Antioquia.

Programação:

Ciclo Novela Negra: Entre vítimas e carrascos. De 17 de setembro a 1º de outubro.

– Entrevista: Gustavo Forero – Paulo Thomaz (17 de setembro às 18h) 

– Projeção de cinema: 17 a 19 de setembro e 24 a 26 de setembro

Filmes projetados: O segredo dos seus olhos (2009); Blecaute (2000) e Mataharis (2007). Plataforma: Vimeo

A exibição dos filmes será complementada com o bate-papo do crítico de cinema Juan Manuel Ruiz (23 de setembro, às 18h)

– Mesa de autores: Patrícia Melo, Leonardo Padura e Alexis Ravelo; mediador Prof. Paulo Thomaz (1º de outubro, às 18h).

O evento oferecerá interpretação espanhol-português e português-espanhol.

Instituto Cervantes

Vinculado ao Governo da Espanha, o Instituto Cervantes promove a cultura dos países hispanófonos e oferece cursos de formação da língua espanhola. A instituição é responsável por organizar os exames para o Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE), assim como de expedir certificados e diplomas oficiais para os estudantes.

Compartilhe essa postagem