Salvador: Subúrbio promove primeira festa literária virtual

A literatura invade Salvador neste fim de semana com a 1ª Festa Literária do Subúrbio (Flisu), que acontece nesta sexta-feira (26) e sábado (27), a partir das 10h, com transmissão pelo Facebook e YouTube do projeto. A iniciativa foi contemplada pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. 

Toda a programação será on-line com autores, escritores, poetas, rappers e outros criadores literários que se reunirão na festa, com objetivo de revelar uma forma de fazer literatura que foge dos padrões preestabelecidos. Além disso, também vai ter roda de conversa, sarau, performance literária, lançamento de livros e apresentações musicais.

“O Flisu tem o intuito de mostrar a importância e de revelar as potências literárias do Subúrbio, mostrando que nesse território não existe só violência. Aqui também se produz literatura enquanto um direito de todo cidadão”, destaca o coordenador do projeto, George Bispo.

Atrações – Repleto de novidades, o evento contará com a participação de diversos artistas e temas atuais para o público. Na sexta-feira (26), das 10h às 10h30, haverá Performance Literária com Eddy Veríssimo. Das 10h30 às 12h, será a vez da Conferência de Abertura (master class) com a escritora Conceição Evaristo. 

No mesmo dia, das 13h30 às 15h, haverá uma roda de conversa com o tema “Estética suburbana e representatividade”, que terá como convidados Leandro Vilas Verde e Sérgio Vaz, sob a mediação de Ana Vaneska. Também acontecerá uma Performance Literária, das 15h às 15h30, com Akins Kintê. 

Das 15h30 às 17h30, ocorrerá uma roda de conversa com o tema “Literatura e identidades: por uma estratégia de libertação”, tendo como convidados o ator Lázaro Ramos e a pesquisadora Carla Akotirene.  Das 17h30 às 18h30, será realizado o lançamento de livros, com saraus e apresentação musical em seguida.

Já no sábado (27), das 10h às 18h, será repleto de atrações, como a Roda de Conversa “Literatura Insurgente e lugares de fala”, performances literárias de Udi e Nini Kemba Nayo e Sarau da Flisu. A programação completa pode ser conferida na página @flisuoficial no Instagram.

Equipe Canal In

Repórter / Editor: Ricardo Henrique

Foto: divulgação

Compartilhe essa postagem