Literatura

1º Prêmio Lélia González – Escrevivências’ reconhece escritoras negras, em Salvador

Iniciativa do Instituto Baiano de Justiça Social – IBAJUS, visa reconhecer e premiar escritos de meninas e mulheres (cis e trans) negras do município.

Parte da 11ª edição do Julho das Pretas, o Instituto Baiano de Justiça Social – IBAJUS, criou o ‘Prêmio Lélia González – Escrevivências’, iniciativa que visa reconhecer a potência afrosocial dos escritos de meninas e mulheres (cis e trans) negras do município de Salvador.

Tendo como inspiração a trajetória de Lélia González, uma importante intelectual e ativista brasileira, reconhecida por suas contribuições na luta antirracista, feminista e pelos direitos humanos, a iniciativa premiará as cinco primeiras colocadas com valores em dinheiro e kits de livros.

“Ao promover esse prêmio, o Instituto Baiano de Justiça Social reafirma seu compromisso em lutar pela equidade racial, de gênero e pela justiça social. Acreditamos que a literatura e a arte desempenham um papel fundamental na construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária, e é por meio do reconhecimento e promoção das escritas de meninas e mulheres negras que contribuímos para a valorização e fortalecimento da diversidade cultural brasileira”, explica Noédson Santos, Presidente do IBAJUS.

Promovido pela Instituto Baiano de Justiça Social, em parceria com a Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), Rede de Mulheres Negras do Nordeste, Rede Fulanas – Negras da Amazônia Brasileira; e Odara – Instituto da Mulher Negra, a inscrição gratuita está aberta até o próximo dia 31 de julho, através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSci4Srk1euG5XD_imQ_uKU7_AhpNbuWLmfhblub7vyaMMQUxA/viewform.

Para mais informações e regulamento, acesse https://drive.google.com/file/d/1ZjUn1UBMCu62Mi_yhNx7glQKnXOT6Nqj/view

Equipe Canal In
Repórter | Editor: Ricardo Henrique
Foto: Cezar Loureiro