A etiqueta em eventos formais – como formaturas – é uma arte que exige atenção aos detalhes e conhecimento dos protocolos adequados. Para quem está se preparando para a chegada de um dos dias mais importantes de sua vida, é essencial saber como se portar adequadamente e seguir as regras de etiqueta.
“Logo no início da solenidade, é realizada a composição das mesas de honra. Por conta do tempo de duração das formaturas, deve haver espaço para que todos se acomodem”, exemplifica Jéssica Layne, CEO da Inovar Formaturas, uma das empresas mais renomadas do segmento no estado da Bahia.
Segundo Jéssica, outro fator importante é o tamanho da mesa e a quantidade de membros que a compõem. “Em uma mesa grande, nem todos precisam fazer uso da palavra. Já é um prestígio estarem ali”, explica. “É fundamental avisar a quem vai falar para que possam se preparar com antecedência. Para evitar contratempos, o mestre de cerimônia, em sua fala, já pode reforçar o roteiro e o que cabe a cada um: uns com a fala ou saudação, outros com o pronunciamento e, em alguns casos, discurso”, complementa a CEO da Inovar Formaturas. Vale salientar que em algum momento, as autoridades constituídas são convidadas a falar, representando uma instituição ou seus pares, podendo também ser homenageados especiais.
Além dos formandos, a estrela do evento é o público (graduandos, familiares, docentes de uma área específica, empresários, autoridades políticas, enfim, vários segmentos representados). “Logo, é necessário um cuidado especial quanto à linguagem a ser utilizada, titulações, duração da fala e evitar assuntos que gerem controvérsia ou manifestações da plateia”, alerta Jéssica. “Para quem vai falar, alguns pontos importantes: precisa ser coerente com o evento, curto e objetivo, evitando repetições”, detalha a CEO que já tem mais de 15 anos de experiência no segmento.
Quanto ao traje, surge a dúvida: convidadas devem usar longo? Jéssica Layne responde: “Naturalmente, depende da comissão organizadora. Para as formandas, se for esse o combinado, ótimo. Isso vale para terno ou gravata para os homens. No entanto, para as mulheres da família dos graduandos, não é obrigatório – exceto se for uma noite de gala”.
Equipe Canal In
Repórter | Editor: Ricardo Henrique
Foto: ascom