Educação

A importância do turno integral escolar para conciliar a rotina profissional e a vida familiar


A rotina profissional intensa dos pais muitas vezes os impede de passar tempo suficiente com seus filhos durante o dia. Pensando nisso, a opção do turno integral escolar surge como uma solução para conciliar a vida profissional e garantir que as crianças estejam bem assistidas durante todo o dia.O turno integral oferece uma gama de benefícios tanto para os pais quanto para as crianças. Para os pais, a principal vantagem é ter a certeza de que seus filhos estarão em um ambiente seguro e repleto de atividades educativas, esportivas e recreativas.

Um exemplo de instituição de ensino que oferece um turno integral completo é o Colégio Integral. Além das atividades essenciais, como orientação para as atividades de casa, os alunos do turno integral têm reforço de inglês, esportes, artes, musicalização, recreação, saídas pedagógicas, hora do soninho e banho diário. Os pais podem optar por deixar seus filhos de 2 a 5 dias no turno integral, de acordo com a sua necessidade. “Entre os benefícios do turno integral, é importante destacar que a criança aproveita adequadamente tanto a hora das obrigações, como as tarefas escolares, quanto os períodos de relaxamento, como o momento de recreação. Isso contribui para o desenvolvimento equilibrado da criança, estimulando tanto a sua capacidade intelectual quanto o seu bem-estar emocional”, enfatiza Danúsia Souza, coordenadora do Turno Integral do Colégio Integral.

Outra vantagem é que, ao chegar em casa, a criança terá todas as suas tarefas concluídas, possibilitando que ela desfrute plenamente da companhia dos pais e aproveite seu tempo livre para brincar e descansar. A prática de esportes também é incentivada no turno integral, o que contribui para o desenvolvimento físico e social das crianças. Além disso, a diversidade de atividades oferecidas proporciona momentos de lazer e cultura, enriquecendo o repertório dos estudantes. O turno integral também ajuda a criar identidade e autonomia nas crianças, uma vez que elas têm a oportunidade de explorar diferentes atividades e aprender a lidar com situações diversas. O fortalecimento de hábitos de higiene também é um ponto positivo, já que o banho diário e a orientação nutricional oferecida durante o turno contribuem para o bem-estar e o desenvolvimento saudável dos alunos.

Em suma, matricular uma criança no turno integral traz uma série de benefícios tanto para os pais como para as crianças. Além de garantir um ambiente seguro e repleto de atividades construtivas, o turno integral estimula o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional dos estudantes, contribui para o convívio familiar e oferece tranquilidade aos pais.

Equipe Canal In

Repórter | Editor: Ricardo Henrique

Foto: Ascom

admin