Últimas Notícias

Projeto ‘Ser Solidário’ estimula empatia e a solidariedade entre gerações

Com o objetivo de estimular as interações e as relações solidárias, tanto no ambiente escolar quanto em outros meios sociais com crianças e idosos, o Colégio Integral criou o projeto Ser Solidário. “A solidariedade se constrói em cada pessoa, a partir de sua própria estrutura e da representação que ela tem da realidade na sua interação com o meio, pois as vivências sociais influenciam na forma como vemos, sentimos e agimos diante das experiências”, comenta Alexandra Teixeira, professora de geografia e também uma das madrinhas do projeto. “A escola é um desses ambientes, pois nela ocorrem muitas experiências sociais e afetivas, que levam os alunos a reconhecer o outro como seu semelhante, que possui as mesmas necessidades e os mesmos direitos e deveres”, complementa.

O projeto funciona da seguinte forma: as turmas do 6º e 7º ano vão para lares de acolhimento de crianças, enquanto os alunos do 8º e 9º ano se deslocam para os lares de acolhimento com idosos. “Vale ressaltar que essas saídas acontecem mediante autorização dos pais e mesmo sendo um projeto que não é avaliado quantitativamente, traz uma riqueza admirável para a vida dos envolvidos”, pontuam Viviane Uchôa e Catiane Monteiro, orientadoras pedagógicas do Ensino Fundamental Anos Finais.

Os alunos ficam responsáveis pela organização das oficinas e doações, com supervisão dos professores padrinhos do projeto. São diversas atividades como ‘Oficinas com as crianças’ (Clube de leitura e pintura, Oficina de beleza, Baladinha, Recreação e Lanche); ‘Oficinas com os idosos’ (Clube de jogos de tabuleiro e de pintura, Oficina de beleza, Músicas e danças e Lanche).

Dayane Dias, coordenadora pedagógica, destaca a importância do Ser Solidário como uma oportunidade para os alunos experimentarem e compreenderem a realidade social do país de forma mais ampla e autêntica. Essas atividades promovem o desenvolvimento da empatia, solidariedade e responsabilidade social, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e engajados. “A participação nesse tipo de iniciativa ajuda a moldar indivíduos conscientes de seu papel na sociedade e comprometidos com a construção de um mundo mais justo e solidário”, conclui.


Equipe Canal In

Repórter | Editor: Ricardo Henrique

Foto: ascom