Últimas Notícias

Eduardo Pedreira, presidente da OR (Odebrecht Realizações), é o entrevistado desta semana do Multiálogos)

Nesta semana, o videocast Multiálogos traz como entrevistado o engenheiro civil baiano Eduardo Pedreira, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBa) e pós-graduado em finanças corporativas e gerenciamento de projetos pela Fundação Getúlio Vargas, e que hoje ocupa o cargo de  presidente na OR (Odebrecht Realizações). Com vasta experiência no segmento, Eduardo apresenta uma perspectiva abrangente sobre finanças, respondendo às perguntas dos apresentadores Marcelo Sacramento e Roberto Muniz acerca da sua trajetória pessoal e profissional e relembrou momentos cruciais na história da Odebrecht.

“Eu sou baiano, nascido em Salvador, vindo de classe média, com uma mãe formada em pedagogia, mas com um forte foco em educação familiar, uma lutadora que fazia bolo e costurava para sustentar a gente e eu sempre desejei ser engenheiro. Essa vontade surgiu quando eu percebi que a primeira coisa que nos ensinam quando a gente nasce: fazer um telhado de uma casa e desenhar. Então eu comecei a perceber que aquilo ali era o bem mais importante para sociedade”, recordou o entrevistado. “Claro que não com esse olhar que eu tenho hoje, mas um olhar muito mais técnico de saber construir prédios grandes e casas bonitas”. complementou.

Durante a entrevista, Eduardo Pedreira falou sobre o início da sua carreira na Odebrecht (1999) como estagiário  que incluiu participações em uma série de desafios e projetos dentro da empresa. Com mais de 24 anos de carreira, ele passou a assumir a responsabilidade de liderar a OR no Brasil. O entrevistado também revelou detalhes das viradas de chave da empresa. “Em 2020 enfrentamos grandes desafios. Foi o grande momento da virada da empresa. Foi feita uma série de movimentos, mas sem perder a nossa base. Muda-se tudo, muda-se o processo, muda tecnologia, muda-se capital, muda-se a estrutura de como você se organiza, mas não muda nossa filosofia”, destacou Eduardo Pedreira.

Um dos pontos altos do programa fica a cargo das perguntas feitas pelos apresentadores acerca da obra da Odebrecht na Praia do Buracão, Rio Vermelho, que tem sido alvo de contestação por parte da sociedade, assim como a aquisição de um terreno na Vitória, numa encosta à beira-mar na Baía de Todos-os-Santos: “A verticalização é a saída natural para a humanidade não devastar o meio ambiente”, afirmou Eduardo Pedreira. As respostas e detalhes acerca dessas duas questões podem ser conferidos no episódio que irá ao ar nesta segunda-feira, 25, no canal do Youtube https://www.youtube.com/@multialogos e pode ser escutado também no Spotify.

Equipe Canal In
Repórter | Editor: Ricardo Henrique
Foto: Ascom