Obra de estreia da jornalista Alessandra Oliveira narra com graça e sensibilidade a intimidade familiar e está à venda em 13 países
Salvador, abril de 2024 — Num dia, ele não suportava comer batata. No outro, amassava e engolia como nunca. As transformações na vida de um pai com Alzheimer são o tema do livro infantil ‘O Homem Sério que Lembrou de Sorrir’, obra de estreia da jornalista baiana Alessandra Oliveira, com ilustrações de Iza Magalhães. O livro foi eleito na última convocatória do selo Asinhas, da editora internacional Ases da Literatura, e já está à venda em 13 países. No Brasil, alcançou a 6ª posição de livros mais vendidos na Amazon na categoria ‘ficção infantojuvenil’.
A obra retrata episódios da vida de um sujeito muito sério, conhecido pela cara fechada, que, de repente, passa a esquecer muitas coisas, como falar, dirigir e comer. Mas também lembra-se de outras preciosas, que o fazem ver a vida de forma mais leve e mais próxima da família. ‘O Homem Sério que Lembrou de Sorrir’ aborda temas como Alzheimer, envelhecimento e relações familiares, e promete encantar leitores de todas as idades.
A motivação de Alessandra para transformar as vivências em uma história infantil veio ao perceber que a relação com o seu pai, protagonista da obra, só se tornou mais íntima com o avançar da doença. As mudanças na dinâmica familiar causadas pelo Alzheimer permitiram que ela, a mãe e as irmãs pudessem conhecer um lado mais carinhoso dele.
“Acredito que o livro pode ajudar os leitores a aceitar o constante movimento de mudança da vida e sua complexidade; que a tristeza e a felicidade, a perda e o ganho andam juntos, inclusive em um contexto de adoecimento. Especialmente para pessoas que convivem com pacientes com doenças graves ou crônicas, acredito que o livro é um acalanto para a dor que as perdas desses processos nos causam ao mostrar que a beleza das relações permanecem mesmo diante das dificuldades”, conta a escritora.
Serviço
Lançamento do livro ‘O Homem Sério que Lembrou de Sorrir’
Quando: 20/04
Onde: Editora Caramurê – Av. da França, s/n, Doca 01 (Comércio – Salvador)
Evento gratuito
Programação:
13h – Chegada da autora
15h – Início da sessão de autógrafos
16h – Contação de história
16h30 – Roda de conversa com cuidadores
Durante todo o período: Espaço para desenhos e jogos de quebra-cabeça
Equipe Canal In
Repórter | Editor: Ricardo Henrique
Foto: ascom