Gastronomia

Festival da cerveja chega em Salvador

Evento gratuito acontecerá entre os dias 13 e 15 de maio no Rio Vermelho

O festival internacional Pint of Science está retornando a Salvador para mais uma edição. O evento gratuito vai ocupar a Cervejaria Artmalte, no Rio Vermelho, entre os dias 13, 14 e 15 de maio, com ao menos doze cientistas conversando sobre ciência de forma descontraída e palpável para o público comum. Desta vez, o ‘Pint’ vai contar com uma cerveja exclusiva produzida pelo premiado mestre cervejeiro Rubens Soares, sócio do estabelecimento.

O tema de abertura do festival, no dia 13, será “Potências Negras: a nossa diversidade faz e move a ciência e a educação”. No dia 14, a mesa será “Comunicando Ciência: tudo o que você queria saber sobre vacina e tinha vergonha de perguntar” e, por fim, no dia 15, o assunto abordado vai ser “A ciência está em tudo: cidadania, arte e inovação”.

O evento é aberto ao público, não sendo necessária inscrição prévia para participar. No local, será cobrado somente o valor do consumo de cada um. Entre os palestrantes estão confirmados nomes representativos da ciência como Paulo Miguez, reitor da UFBA, e Marilda Gonçalves, primeira mulher diretora da Fiocruz Bahia. Veja a lista completa abaixo.

A programação acontece simultaneamente no mundo e, neste ano, ao menos 25 países vão participar, a maior parte deles da Europa. O Brasil é a nação com maior número de cidades confirmadas. Ao todo, são 179 municípios no país.

“A ciência precisa ser popular, democrática e discutida em todos os espaços da sociedade. O Pint of Science é uma grande oportunidade de popularizar a ciência”, afirma a cientista da Fiocruz Bahia, Valéria Borges, que coordena o evento na capital soteropolitana.

Programação local, cerveja e cardápio

Ganhador de um ouro no World Beer Awards, um dos torneios de cerveja mais respeitados do mundo, o mestre cervejeiro Rubens Soares preparou uma bebida tipo American Lager, um estilo leve, refrescante e de baixo amargor, ideal para dias mais quentes. O diferencial da receita é que a cerveja leva maltes e lúpulos nacionais.

Empresário sócio da Artmalte, Soares conta por qual motivo a cervejaria decidiu apoiar o evento global. “A produção de cerveja é uma ciência, e não poderíamos ficar de fora de um projeto que traz em sua essência a cerveja e a ciência”, diz.

O cardápio dos três dias de evento também será especial, pensado para receber o público de estudantes, sendo mais acessível ao bolso do que o habitual. Renata Miranda, sócia e gestora da Bons de Fogo, cozinha da Artmalte, explica que o Pint of Science será o primeiro evento no qual eles irão montar um cardápio em formato específico e adaptado à ocasião.

“Respeitando a característica de se ter mobilidade dentro da casa, de ter conforto na hora de comer, vamos ter itens que vão da batata frita, bolinho de malte e opção vegetariana (steak de grão de bico), com preços acessíveis, entendendo que ali vão ter estudantes e pessoas buscando conhecimento, e a gente quer todo mundo bem alimentado”, diz.

A capacidade máxima do bar é de 200 pessoas e a expectativa é de que o Pint of Science receba pelo menos 150 visitantes por noite.

SERVIÇO

O quê: Festival Internacional de Divulgação Científica Pint of Science
Quando: 13, 14 e 15 de maio
Horário: 19h às 22h
Local: Cervejaria Art Malte, R. Feira de Santana, 354 – Rio Vermelho, Salvador – BA
Entrada gratuita

Equipe Canal In
Repórter: Lucas Gomes|Editor: Ricardo Henrique

Foto: ascom

admin

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário