Exposição

Em Paris, Ed Ribeiro expõe ‘’Ecos dos Orixás’’ durante abertura dos jogos olímpicos

Exaltando a cultura africana que compõe o cenário multicultural do país, a exposição acontece  entre os dias 10 a 24 de junho.

Com aspectos que registram um elo cultural entre as heranças brasileiras que perpassam as origens africanas, indígenas e europeias, o artista plástico baiano, conhecido internacionalmente como ‘’Pintor dos Orixás’’, Ed Ribeiro, irá expor suas  obras na mostra ‘’Ecos dos Orixás’’. Produzida por Foteini Foteinaki, a exposição gratuita acontece entre os dias 10 a 24 de junho, durante a abertura dos jogos olímpicos, no prédio histórico 59 Rue de Rivoli, em Paris.

Sob curadoria de Paulo Rufino, cientista brasileiro que mora desde 2010 na Europa, a mostra tem como objetivo construir por meio da arte e momentos de debates, respeito e informação pelas influências de diversas culturas, principalmente, africana, que gerou aspectos culturais e sociais da América Latina, unindo também as fés que formaram essa nação. 

’Conheci o Ed Ribeiro por meio de uma amizade em comum em 2017, e desde então somos amigos. Ele é um artista muito sensível, sendo uma sensibilidade nascente da espiritualidade, só pinta quando a religiosidade manda e traz a inspiração, e isso faz com que o trabalho dele seja tão diferenciado. Idealizamos juntos o ‘’Ecos dos Orixás’’, construindo toda a composição das religiões que formam o nosso país. Partindo de Xangô e Ogum, divindades de matriz africana, até os santos católicos, abraçando, inclusive, o que entendemos por sincretismo religioso, mas também falando sobre a espiritualidade dos povos originários.

Paulo também compartilha o intuito de um projeto como esse acontecer em uma cidade tão rica culturalmente como Paris.

‘’O nosso  intuito é esclarecer por meio do diálogo artístico, conceitos que perpetuam até os dias atuais, sobretudo, o racismo religioso.Tudo isso acontecendo em uma cidade tão rica em cultura como Paris, que recebe milhares de pessoas ao longo do dia, na charmosa Galeria 59 Rivoli, próxima do Louvre e também logo mais ao lado do Rio Sena’’ relata Paulo.

Conhecido como ‘’Pintor dos Orixás’’, o artista baiano Ed Ribeiro criou a técnica única de ‘’derramamento de tintas’’, que consiste em derramar a tinta, de maneira fluida, numa superfície escolhida na posição horizontal, dando forma ao que pretende realizar. O pintor coleciona reconhecimentos internacionais com esse método inovador, rendendo-lhe premiações e exposições no mundo,  tal como:  a exposição Carrousel Du Louvre, que aconteceu em 2014, em Paris, na França, além de estar presente em países como EUA, Grécia e Noruega.

O artista relata que é uma grande emoção expor suas obras em um momento tão importante mundialmente.

‘’Conseguir o melhor lugar, na melhor época que é a pré-Olimpíadas. Que o mundo está com os seus olhos voltados para a capital da França. A emoção que sinto é tamanha, que às vezes acredito não ser real expor em um lugar histórico que conheci em 2010, e que recebe milhares de pessoas ao longo do dia. Devo tudo isso à minha fé, é importante acreditar nela.’’

Inspirada na ancestralidade brasileira, o projeto cria uma arte entre diálogo e paz, fazendo com que esse eco seja transmitido pela linguagem oral, principalmente pela linguagem oral africana, fazendo a prevenção dessa espiritualidade que sobreviveu aos contextos históricos e sociais vivenciados. Além disso, ‘’Eco dos Orixás’’ também representa a união de elementos multiculturais, contando com a presença de Ed Ribeiro, que terá exposta 10 obras, mas também dos seus convidados, a fotografa Stéphane Munnier, o músico Altay Veloso e arquiteto e cenógrafo brasileiro, Humberto Macedo.

A mostra,  que vai tomar dois andares da galeria, também será enriquecida por diálogos realizados por renomados profissionais, como a professora de história do Brasil e da África e de português Samille Possidonio, que ao longo das suas vivências passou por formações relacionadas à Cultura Afro-Brasileira, incluindo contações de histórias e mitologia yoruba; a psicóloga clínica Valéria Sardenberg, certificada em terapia focada nas emoções, além de ser especialista em simbolismo na análise Junguiana; e Julio Cesa Cesano, primeiro diplomata afrodescente do Uruguai, que ao longo de sua carreira defendeu a inclusividade, mudança social e igualdade.

O evento também contará com o lançamento em francês do livro ‘’Glorya y Tormento’’, do autor Jorge Jury e com ilustração de Ed Ribeiro, que apresenta a história do jogador negro que fez o primeiro gol nos Jogos Olímpicos de Paris, em 1924, sendo comemorado neste ano o centenário. 

Após essa exposição em Paris, ‘’Ecos dos Orixás’’ estará entre os dias 13 de julho e 30 de agosto em Portugal, encerrando sua agenda no Rio de Janeiro, em Niterói, de 3 de agosto até 28 de setembro.


Equipe Canal In

Repórter: Lucas Gomes

Editor: Ricardo Henrique

Foto: ascom