Discussão acontece durante a II Conferência Estadual da Jovem Advocacia Baiana, que acontece de 05 a 07 de junho, no Centro de Convenções de Salvador.
A Inteligência Artificial (IA) surge como mais um avanço tecnológico que impacta a atuação dos escritórios de advocacia, trazendo aprimoramentos na eficiência, segurança de dados e na qualidade do trabalho jurídico. O assunto ganha destaque tão importante na área que é o tema central da II Conferência Estadual da Jovem Advocacia Baiana – “Advocacia, Inovação e os Desafios na Era da Inteligência Artificial” – que acontece de 5 a 7 de junho, no Centro de Convenções de Salvador, capital do estado.
“A inteligência artificial tem potencial para transformar radicalmente a forma como a advocacia trabalha, principalmente no que diz respeito à produtividade, pesquisa, análise e gerenciamento de informações jurídicas. Sistemas de IA avançados podem examinar grandes volumes de dados legais em questão de segundos, atividade que levaria horas ou até mesmo dias para ser realizada manualmente. Esta capacidade de processamento rápido permite que as pessoas acessem jurisprudência, doutrina e legislação de maneira mais ágil, aumentando a eficiência do trabalho jurídico”, diz o advogado, diretor tesoureiro da OAB Bahia e coordenador geral do evento, Hermes Hilarião.
Ele faz a ressalva que a IA aprimora a eficiência e a qualidade do trabalho jurídico, mas não substitui o papel fundamental do advogado na sociedade. “Apesar das evoluções tecnológicas, nossa presença continua sendo fundamental para promover a justiça e preservar os direitos dos cidadãos. Vivemos em uma sociedade interconectada e tudo que acontece no mundo nos impacta. Devemos estar atentos a essas mudanças e abertos a novas tecnologias, como a inteligência artificial, para potencializar nossa atuação em prol dos nossos clientes e da cidadania como um todo”, reforça Hilarião.
Jovem Advocacia Baiana – A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia (OAB Bahia), Daniela Borges, afirma a importância da jovem advocacia se cercar do tema devido à urgência das transformações em curso no mercado de trabalho. “Com as novas tecnologias, surgem novas áreas para jovens advogados e jovens advogadas atuarem. Acompanhar as discussões e desafios éticos que cercam temas como fake news, LGPD e uma série de contratos que acontecem nos ambientes virtuais é fundamental para o exercício profissional”, destacou Borges.
Para a presidente da OAB Jovem Bahia, Sarah Barros, as palestras e painéis temáticos da II Conferência Estadual da Jovem Advocacia Baiana foram selecionados para garantir uma experiência enriquecedora para os participantes em diferentes âmbitos da atividade jurídica. “A jovem advocacia baiana precisa estar bem informada sobre o impacto da inovação tecnológica na profissão, seja em aspectos éticos, técnicos ou sociais. Quem não estiver atualizado, terá dificuldade de participar e tomar decisões no dia a dia do exercício profissional”, afirma Barros.
Com uma vasta programação, mais de 70 painéis e a participação de aproximadamente 300 palestrantes nacionais são esperados no evento. A expectativa de público é de cerca de três mil jovens advogados, jovens advogadas e profissionais do Direito. A realização é da OAB Bahia, através da OAB Jovem Bahia. As inscrições podem ser feitas pelo site Sympla. O investimento é a partir de R$ 90,00 – passaporte válido para os três dias do evento.
SERVIÇO
O Quê: II Conferência Estadual da Jovem Advocacia Baiana
Realização: OAB Bahia / OAB Jovem Bahia
Quando: 05 a 07 de junho de 2024
Onde: Centro de Convenções de Salvador (Salvador/BA), bairro Boca do Rio.
Ingressos: A partir de R$ 90,00 – Passaporte individual para os três dias
Inscrições abertas: Sympla
Equipe Canal In
Repórter: Lucas Gomes
Editor: Ricardo Henrique
Fotos: enviadas pela assessoria