Filme que conta a história da dupla Claudinho e Buchecha chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 21
Os versos de uma música lançada em 1999 pela dupla Claudinho e Buchecha já escreviam o futuro: “nossa história vai virar cinema”. Finalmente, isso se tornou realidade, com a estreia de Nosso Sonho, cinebiografia que conta a história da dupla do funk melody nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 21.
Protagonizado por Lucas Penteado (Claudinho) e Juan Paiva (Buchecha), a história é contada a partir do ponto de vista de Buchecha, e mostra como a amizade entre os dois se transformou em um combustível para a superação de desafios e diversas conquistas da dupla, incluindo o status de maiores fenômenos do funk melody nacional.
O longa, dirigido por Eduardo Albergaria e produzido por Leonardo Edde, ainda mostra as inspirações por trás dos maiores hits da carreira da dupla, resgatando a história por trás da fama que pouca gente conhece.
Aproveitando a estreia de Nosso Sonho, preparamos uma lista com cinebiografias nacionais de artistas que você precisa assistir. Confira a lista abaixo:
Tim Maia (2014)
Sinopse: Cinebiografia do cantor Tim Maia, baseada no livro “Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia”, o filme percorre cinquenta anos na vida do artista, desde a sua infância no Rio de Janeiro até a sua morte, aos 55 anos de idade, incluindo a passagem pelos Estados Unidos, onde o cantor descobre novos estilos musicais e é preso por roubo e posse de drogas.
Por que assistir: Protagonizado por Babu Santana, o filme é uma boa maneira de conhecer a vida turbulenta de Tim Maia, sua poderosa voz e sua luta contra os vícios, enquanto mergulha na história do soul e funk brasileiros.
Cazuza – O Tempo Não Pára (2004)
Sinopse: A cinebiografia retrata a vida louca que marcou o percurso profissional e pessoal de Cazuza, do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos: o sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas que falavam dos anseios de uma geração, o comportamento transgressor e a coragem de continuar a carreira, criando e se apresentando, mesmo debilitado pela Aids.
Por que assistir: Veja para entender o impacto de Cazuza na música brasileira dos anos 1980 e como ele enfrentou corajosamente sua doença, deixando um legado duradouro. Daniel de Oliveira está deslumbrante no papel.
Elis (2016)
Sinopse: Cantora desde a infância, Elis Regina Carvalho Costa entra na vida adulta deixando o Rio Grande do Sul para espalhar seu talento pelo Brasil a partir do Rio de Janeiro. Em rápida ascensão, ela logo conquista uma legião de fãs, entre eles o famoso compositor e produtor Ronaldo Bôscoli, com quem acaba se casando. Estrela de TV, polêmica, intensa e briguenta, a “Pimentinha” não tarda a ser reconhecida como a maior voz do Brasil, em carreira marcada por altos e baixos.
Por que assistir: O filme conta a história de Elis Regina, desde sua origem humilde até sua fama como uma das maiores vozes da música brasileira, explorando seus desafios pessoais e paixão pela música. Assista para apreciar a atuação excepcional de Andréia Horta como Elis Regina e para imergir na rica tradição da música popular brasileira.
2 Filhos de Francisco (2005)
Sinopse: A história de Francisco, um homem simples e pobre, cujo sonho era ver os seus dois filhos se tornarem estrelas da música sertaneja e que se esforçou ao máximo para que isso acontecesse.
Por que assistir: Inspirado na história real dos irmãos Zezé Di Camargo e Luciano, o filme segue a jornada de sua família do interior até a conquista do estrelato na música. Veja para se inspirar na história de superação, amor familiar e na evolução da música sertaneja no Brasil.
Gonzaga: De Pai pra Filho (2012)
Sinopse: Decidido a mudar seu destino, Gonzaga sai de casa jovem e segue para cidade grande em busca de novos horizontes e para apagar uma tristeza amorosa. Lá, ele conhece uma bela mulher, Odaléia, por quem se encanta. Após o nascimento do filho e complicações de saúde da esposa, ele decide voltar para a estrada para garantir os estudos e um futuro melhor para o herdeiro. Para isso, deixa o pequeno aos cuidados de amigos no Rio de Janeiro e sai pelo Brasil afora. Só não imaginava que essa distância entre eles faria crescer uma complicada relação, potencializada pelas personalidades fortes de ambos. Baseada em conversas realizadas entre pai e filho, essa é a história do cantor e sanfoneiro Luiz Gonzaga, também conhecido como O Rei do Baião ou Gonzagão, e de seu filho, popularmente chamado de Gonzaguinha.
Por que assistir: O filme é uma cinebiografia de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e seu relacionamento com seu filho Gonzaguinha, destacando suas contribuições para a música nordestina. Assista para explorar a influência de Luiz Gonzaga na música nordestina e para entender as dinâmicas familiares e musicais entre pai e filho.
Equipe Canal In
Repórter: Marco Dias
Editor: Ricardo Henrique
Foto: divulgação