Esteticista do Doron conta como “Brasil Mais Empreendedor” contribuiu para alavancar o seu negócio
A periferia é um espaço onde muitos negócios criativos nascem e ganham força para movimentar a economia local. Mas, em muitos casos, são pessoas que começam a empreender por necessidade e que enfrentam dificuldades por falta de planejamento ou conhecimentos adequados.
Uma pesquisa realizada pelo Data Favela 2023 revela que nas periferias do Brasil existem atualmente 5,2 milhões de empreendedores, além de outros 6 milhões de indivíduos com planos de iniciar seus próprios negócios. O estudo também aponta que 70% dessas pessoas tem a intenção de estabelecer seus negócios dentro de suas próprias comunidades, porém apenas 37% dos negócios existentes são formalizados, ou seja, possuem o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
Pensando em contribuir no desenvolvimento de negócios periféricos e impulsionar a criação de novas ideias empreendedoras, o projeto Brasil Mais Empreendedor, realizado pela Conaje, em parceria com o Ministério do Empreendedorismo, realizou uma formação com aulas gratuitas e acompanhamento com especialistas em 12 bairros de Salvador.
O projeto passou pelos bairros Doron, Santa Cruz, Periperi, Garcia, Castelo Branco, Itapuã, Pirajá, Uruguai, São Marcos, Cosme de Farias, Praia Grande e Itacaranha, impactando positivamente mais de 300 empreendedores. Jéssica Rocha, aluna da primeira turma, conta que começou a empreender sem ter noção do que era gerir um negócio, mas como uma alternativa para fonte de renda. “Fiz um curso profissionalizante de estética e comecei a atender clientes, mas muito na intuição. Eu não tinha noção de contabilidade, precificação e nem me enxergava como empreendedora”, conta a esteticista que após o acompanhamento no projeto Brasil Mais Empreendedor conseguiu alavancar seu negócio em diversas áreas.
“O curso me deu uma visão geral do que é empreender e mostrou como posso expandir meu negócio. Na formação eu aprendi a gerir o caixa e finanças da minha empresa, entendi melhor meu público-alvo, descobri como gerar conteúdo digital de relevância e consegui aumentar minhas vendas”, destaca Jéssica Rocha, que tem seu próprio estúdio de estética no bairro Doron.
Após o acompanhamento no projeto, a empreendedora também entendeu que seu ofício era mais do que um trabalho informal para adquirir renda e passou a buscar informações para formalizar o seu negócio como MEI e ter seu CNPJ registrado.
O Brasil Mais Empreendedor é destinado a jovens entre 17 e 39 anos, especialmente mulheres, que residem em áreas periféricas. Orientado pela metodologia “By Necessity”, criada pela Agência Besouro de Fomento Social, o projeto acontece em duas fases. A primeira conta com aulas presenciais, onde os participantes aprendem sobre atributos empreendedores, funções administrativas, conceitos de mercado, recursos humanos, finanças, marketing, vendas, entre outros temas, além de criarem um plano de ação e receberem uma logomarca própria para seu negócio. A segunda etapa inclui um período de semi-incubação, onde os empreendedores são acompanhados por consultores durante 90 dias.
O projeto é realizado pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE) em parceria, por meio de termo de fomento, com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo (SEMPE) vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e conta com a coordenação técnica da Associação de Jovens Empreendedores da Bahia (AJE-BA)
Segundo Alana Elias, presidente da Associação Jovens Empreendedores da Bahia (AJE-BA), responsável pela coordenação técnica do projeto em Salvador, o projeto foi desenhado para ser descentralizado. “Buscamos democratizar o acesso à informação, levando conhecimentos técnicos e de habilidades empreendedoras para quem está começando, sem planejamento, ou se sente perdido na gestão do negócio. Exemplos como o de Jéssica, que expandiu seu conhecimento e teve retornos visíveis em seu negócio, é justamente o propósito do Brasil Mais Empreendedor. Quando um empreendedor cresce, toda nossa economia se fortalece”.
Equipe Canal In
Repórter | Editor: Ricardo Henrique
Foto: Ascom